share on:

05 de Outubro de 2020

Você já ouviu alguém dizer “- A vida é uma escola”? E você, concordou ou discordou dessa afirmação? Então agora há uma outra questão: Se a vida é uma escola, quem é o seu professor?

A vida é uma escola. Cada um aprende e se aperfeiçoa seja no bem ou no mal. A condição básica para a matricula na escola da vida é estar… com vida. Então sim você escolhe o seu professor. O que não falta na vida é professor? Existem, no entanto dois currículos básicos. Um é o currículo da liberdade. E o outro é o currículo do amor. Claro que os dois se misturam nos diversos momentos da vida dentro e fora do seu coração, dos seus pensamentos.

Uns dizem que a esperteza é boa professora porque dá liberdade. Liberdade para você seguir os desejos do seu coração, do que vê, do que quer, seja lá o que for. A liberdade parece ser a maior condição que o ser humano deseja conquistar. Liberdade até mesmo das consequências de qualquer erro. Hoje esse esforço de liberdade diz que o homem pode ser uma mulher e uma mulher pode ser homem. Claro que isso exige muitos tratamentos para mudar a aparência. No entanto eu lhe pergunto: quantas vezes alguém pode mudar sua identidade sexual sem se perder como pessoa. De que vale você ganhar a liberdade do mundo inteiro e perder sua identidade? Quem é você?

Quando você ouve que sua criação não foi pelo acaso, mas pela mente de um Criador amoroso descobre a liberdade do amor.13 O amor é esse vínculo de cuidado respeitoso pela comunhão da criatura com o criador.
Há somente um professor que convida assim: “Venha comigo quem está atrasado, de recuperação, desclassificado, reprovado. Eu lhe darei aula particularmente. Você será aliviado. Você vai aprender comigo, pois ensino com paciência amorosa. Nesse aprendizado você encontrará descanso para a vida, identidade para existência. Minha matéria é fácil e andar comigo é suave”14.

Você não pode fugir desta escola, pois é a própria vida, mas pode escolher mudar de professor. Pode deixar de aprender do engano, da maldosa liberdade e deixar-se ensinar na bondade amorosa do Criador por Cristo Jesus15. Você quer?

Esta mensagem responde à pergunta: Você acredita que a vida é uma escola?

Tarefa para Hoje: A escolha do professor para a vida é fundamental para sua formação aqui, agora e na eternidade. Verifique exatamente se aprende do Deus e Pai revelado por Cristo Jesus.


Notas

¹ 13 Salmo 139:13 “Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. 14Graças te dou pela maneira extraordinária como fui criado! Pois tu és tremendo e maravilhoso!” Trecho de um canto registrados nas Sagradas Escrituras. O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

² 14 Mateus 11:28-30) Paráfrase livre do Evangelho de Jesus descrito por Mateus 11:28-30 “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”. Jesus faz este convite incentivador.

³ 15 Isaias 6:16-17 “Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão”.