share on:

21 de Fevereiro de 2019

Se alguém lhe perguntar: Qual é a sua língua materna? O que você responde? Será que você se lembra da voz de sua mãe? Desde que você estava no útero aquele som era o que você mais tinha acesso além dos outros. Assim você, desde o início acostumou-se com o modo de falar dela acalmando e cuidando de você ou mesmo repreendendo. O seu sotaque, para falar era o dela. Agora você sabe que quando uma criança é educada por pais (ou outras pessoas) que falem línguas diferentes, é possível adquirir o domínio de duas línguas simultaneamente, cada uma delas podendo ser considerada língua materna, e ai configura-se então uma situação de bilinguismo. No entanto aquele com maior valor afetivo é guardado.

Uma propaganda chinesa de incentivo a transplantes mostrou como um bebê chorava muito. Ele só se acalmou quando ouviu o coração da mãe batendo no peito do rapaz que havia recebido o coração transplantado daquela mãe falecida. Não sei se isso tem comprovação científica, mas seria de estranhar? Por isso certas palavras, certos sons, tocam mais profundamente o seu coração do que outros e não sabemos bem o porquê. Aqui está uma das razões: sua língua materna. Embora os estudos científicos avaliem essa expressão da fala e da comunicação juntamente com outras áreas do saber, a língua materna é aquela que consegue expressar não apenas palavras, mas um relacionamento, um estágio da vida profundamente significativo.

Assim como os pais em geral e as mães em especial são capazes de identificar a vos dos filhos e filhas em meio a tantas outras, também os filhos podem identificar a voz do pai e da mãe. Essas são vozes de referência não apenas de afetos, mas de valores morais.

Certo momento Jesus perguntou aos líderes religiosos, por qual razão não tinham o coração tranquilizado ao ouvirem sua voz falando de Deus Pai. Ele esclareceu: Vós sois filhos do diabo e por isso minha voz não acalma vocês. No entanto a narrativa dos evangelhos descrevem quantos pecadores se voltavam para Jesus e encontraram descanso na comunhão com Deus Pai.

Somente em Jesus você pode ouvir e perceber a voz de Deus. Essa voz você ouve quando se volta para o Deus e Pai revelado por Cristo Jesus. Entende agora porque só falo dEle? É a voz dEle que faz você ouvir o coração de Deus Pai.


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: Como a língua materna se torna significativa para você?


Campanha chinesa de doação de órgãos – https://www.youtube.com/watch?v=caQnWycoYT4
2 Corintios 5:14 “Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.“ Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.