share on:

10 de Junho de 2020

Você tem a mesma raça que eu? Se o seu cabelo for diferente do meu, se a sua pele tem uma cor diferente da minha, você diz que somos de raças diferentes? Então você precisa entender que a raça define as características biológicas ou genéticas, mas é aplicada a cães e gatos, Elefante e girafa aos animais, por exemplo. Todo ser humano pertence apenas a uma raça embora tenha etnia diferente.

A “etnia” determina as características de um grupo de seres humanos por seus aspectos socioculturais, regionais.19 Já a “raça” é definida por critérios físicos ou biológicos para diferenciar os indivíduos. Então um chinês, um japonês não têm uma raça diferente dos negros, europeus ou indígenas. Somos todos de apenas uma raça, a raça humana. 20

Não é verdade dizer que a espécie humana possui diferentes raças. Isto porque o DNA entre pessoas com diferentes características físicas varia em menos de 0,1%. Para a Ciência, isto não justifica a criação de subespécies ou subcategorias de seres humanos.

Alguém pode perguntar a causa de algumas pessoas terem uma pele escura enquanto a pele de outras é mais clara. Onde elas vivem é que faz diferença. Por exemplo, pele mais escura em pessoas que vivem em regiões próximas ao equador, os protege da intensa luz solar, reduzindo seu risco de câncer de pele. A pessoas que vivem em latitudes mais altas, onde a luz solar é menos intensa, precisam de uma pele mais clara para produzir vitamina D eficientemente. Em cada caso, aqueles que tinham as características propícias à vida naquela região, ali permaneceram e se reproduziram.21

Todos os seres humanos têm relação de parentesco. Todos nós podemos traçar de volta a nossa ascendência até o primeiro homem, Adão. Como descendentes de Adão e Eva, somos todos pecadores. Como pecadores, precisamos de um Salvador.

No juízo do relato bíblico diz que ficará diante do trono de Cristo: “…uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.”22 Somente os seres humanos tem relacionamento com Deus Pai, o Criador, seja lá quem for. É assim que você crê?

Esta mensagem responde à pergunta: Você entende claramente a diferença entre “raça” e “étnica”?

Tarefa para Hoje: Quando descobrir preconceito étnico na sua mente combata a percepção de diferença física, sócio cultural, com a perspectiva cristã, divina.

19 https://www.diferenca.com/raca-e-etnia/ 20 https://answersingenesis.org/pt/respostas/quantas-ra%C3%A7as-deus-criou/ 21 Apocalipse 7:9,10 Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.