share on:

31 de Outubro de 2019

Trinta e um de outubro foi instituído como o Dia Nacional da proclamação do Evangelho. Essa lei foi publicada no Diário Oficial da União – Seção 1 de 13/01/2016 assinada pela presidente Dilma Rousseff 13. Interessante, não é?

Se você desejar pode continuar festejando o Haloween, o dia do Saci Pererê ou a proclamação do Evangelho do Reino de Deus por Cristo Jesus 14.

Em sua “era moderna”, o Halloween continuou a criar sua própria mitologia. Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade. No Brasil, desde 2003, também se celebra nesta mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.

O Saci é aquela lendária figura que povoa o imaginário brasileiro representada por um negrinho com uma perna só, com um cachimbo na boca e um gorro vermelho. Costuma correr atrás dos animais para afugentá-los, gosta de montar em cavalos e dar nó em suas crinas. O Saci Pererê pode também aparecer e desaparecer misteriosamente, é muito irrequieto e não para um instante sequer, pois fica pulando de um lugar para outro e toda vez que apronta as suas travessuras, ele dá risadas alegres e agudas e gosta de assobiar, principalmente quando não existem as noites de luar.15

O Evangelho do Reino de Deus foi a mensagem fundamental de Cristo Jesus. Ele chegou anunciando que o reinado de Deus estava acessível a todo e qualquer ser humano. Trata-se de um relacionamento íntimo, pessoal com o Criador e Pai do Universo, o Deus todo poderoso. Sua proclamação incluía sua morte para pagar a ofensa a glória de Deus. Ela livra o ser humano da ira divina. Sua ressurreição não somente o torna sacerdote advogado e rei da criação, mas justifica o pecador arrependido diante de Deus.

Será que o evangelho é tanto um mito quanto o Saci Pererê ou a festa do Haloween? Com qual dessas comemorações você se identifica e como vai lembra-las?


Esta mensagem responde à pergunta: Com qual data comemorativa você se identifica no dia 31 de outubro?

Aplicação para a sua vida: Cada uma dessas comemorações tem implicações não apenas populares ou culturais mas também no sua relação como a espiritualidade que cada uma representa.


13 https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13246-12-janeiro-2016-782245-publicacaooriginal-149198-pl.html 14 Marcos 1: E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho.” Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 dC.
15 https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/