share on:

13 de Outubro de 2020

Você já ouviu a expressão “bolha social”?[1] Quando você cerca-se apenas  de informações que reforçam seu ponto de vista e ignora qualquer informação adicional ou mesmo contrária você vive dentro de uma bolha social. Quando você marca suas preferências informativas na sua rede social, receberá informações somente daquelas áreas  com seu perfil. Toda e qualquer informação contrária é eliminada pelos sistemas automáticos de seleção de notícias. Qual é o resultado? Você dá o real valor apenas as notícias que lhe causam boas sensações e não aos fatos em si. Você valoriza de tal modo seus sentimentos que acaba por se desconectar da realidade apresentada pelos fatos. Você passa a viver então em uma bolha social.

Qual é o remédio para esse perigo destruidor de relacionamentos saudáveis? A convivência com pessoas que pensam, e agem de maneira diferente de você.  O isolamento contribui decisivamente para você se fechar apenas no seu modo de ver, viver e interpretar a realidade. É assim que você se harmoniza com o que acontece á sua volta. Então surge a pergunta: qual é o critério para avaliar os fatos que surgem a cada instante na realidade pessoal, familiar, social, nacional e mundial?

Há dois critérios básicos: Um de consenso mundial. Um critério que sirva para harmonizar todos os povos, costumes e valores. Este considera o ser humano a medida para qualquer critério. Esse precisa usar da força para se estabelecer.

Existe outro! É de natureza , divina, aplicável ao ser humano,  revelada por Cristo Jesus. A  chave cristã, desde sua fonte divina ensina a viver com o “diferente” em amor, ainda que não concorde com ela. Note como Cristo Jesus, na narrativa bíblica lida com  cada pessoa e situação procurando religa-la com o Pai Criador pelo amor. A prostituta, o cobrador de imposto, o religioso, o incrédulo, o endemoniado.[2] O objetivo não é tornar todos iguais, mas dar a cada um, um  acesso vivo, digno, amoroso com o Pai Criador.[3] Essa base é que restaura a dignidade do ser humano. Sem isso surgem bolhas que dividem as pessoas e criam tensões de conflito.

Qual dos dois critério você escolhe para não viver na bolha?


Esta mensagem responde à pergunta: Como encarar a bolha social que nos isola uns dos outros?

Tarefa para Hoje: Reconheça a necessidade de interpretar os fatos á sua volta segundo o critério Cristico da narrativa bíblica. Essa é a base de amor e justiça para conviver com quem pensa e vive diferente.


Notas

¹ 5 Conceito de bolha financeira https://www.sunoresearch.com.br/artigos/bolha-financeira-aprenda-o-que-e-e-veja-3-grandes-bolhas-especulativas/ Que é “bolha social”: – Edição Extra | Abril/2018   https://www.youtube.com/watch?v=AihV89Wr-qI

² 6 Prostituta: Lucas 7:37-50, cobrador de imposto: Lucas 19:1-10, religioso: Lucas 18:10-14  , incrédulo:  Mc 9, 14-28,  endemoniado: Marcos 5:1-20

³ 7 João 3:15 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.