Proteção Solar

share on:

28/11/2018 – FIQUE POR DENTRO

O verão está chegando e com ele tudo aquilo que muita gente ama: a praia, o sol, o mar e alguns dias de descanso. Mas é preciso estar alerta! Ter muito cuidado na hora de se bronzear. Se expor sem as devidas proteções ou exagerar na “dose” de sol pode resultar no efeito contrário e, ao invés de voltar das férias com aquele bronze, você corre o risco de pegar insolação, se queimar e ficar como um camarão.

A falta de cuidados com a sua pele em relação ao sol pode gerar vários problemas e até causar doenças, indo muito além do que somente a estética. A exposição excessiva ao sol provoca manchas, feridas, e pode agravar o quadro de lúpus, urticária solar, acne e o vitiligo. Em longo prazo, vem o envelhecimento cutâneo precoce, a perda de elasticidade, o aparecimento de rugas, problemas de visão como catarata e até câncer nas pálpebras.


Entrevista ccom a médica Julliane Viana. Ela é cirurgiã dermatológica, especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo. Confira:

 


Sonda da Nasa ativa painéis solares após pousar em Marte

A sonda Mars Insight, da Nasa, emitiu sinais que indicam que os painéis solares estão abertos e coletando a luz do Sol na superfície marciana. Segundo a Nasa, isso significa que a espaçonave poderá recarregar as baterias todos os dias, o que é crucial para a missão, que deverá medir abalos sísmicos no planeta. A sonda pousou em Marte na última segunda-feira (26/11). A Insight tem duas placas solares, com 2 metros de comprimento cada uma. Quando abertas ficam do tamanho de um carro conversível dos anos 1960.

Em Marte, a luz solar é mais fraca se comparada àquela captada na Terra, porque o planeta vermelho está mais distante do Sol. Entretanto, segundo a agência espacial norte-americana, a sonda está preparada para este cenário: ela produz de 600 a 700 watts em um dia claro, o suficiente para manter os instrumentos em operação. Ainda que a poeira cubra os painéis, o sistema continuará produzindo pelo menos de 200 a 300 watts.

Nos próximos dias, a equipe da missão vai ativar o braço robótico da InSight e usar a câmera acoplada para tirar fotos do solo. Com essas informações, os engenheiros vão decidir onde colocar, no planeta vermelho, os instrumentos científicos da espaçonave.

A Nasa estima que levará de dois a três meses até que esses instrumentos sejam totalmente implantados e possam enviar dados. Enquanto isso, a InSight usará seus sensores meteorológicos e magnetômetro para fazer leituras do local de pouso na Elysium Planitia – sua nova casa em Marte.

Fonte: G1


Sol depois da tempestade

Todos dizem que depois da chuva ou tempestade vem a bonança. Realmente isto é verdade. O problema é que às vezes a tempestade custa a passar. Saber que depois da tempestade vem o sol, ajuda bastante, mas não é tudo.

É preciso ter elementos para se atravessar uma tempestade na vida. Sozinho, o homem é como um barquinho que vai sendo levado ao sabor do vento, conforme a força das situações, sofrendo as consequências, sendo machucado e se vendo impotente para mudar situações.

É preciso mais do que coragem, mais do que força interior para se conseguir vencer um período de dificuldade. Não basta lembrar do período da calmaria, pois a dor presente pode levar a um grande desânimo e perda de esperança.

A força de que o homem precisa não está nele, nem pode ser conquistada com empenho, determinação ou força de vontade, tampouco sem essas características.

A paciência e firmeza para permanecer em pé em meio às dificuldades só podem ser obtidas de uma força superior às forças humanas. Somente Deus é quem pode dar estas forças, renovando-as a cada manhã, a cada problema, a cada dificuldade.

Todos os instrumentos de que o homem dispõe se mostram ineficientes para solucionar seus problemas, inclusive o maior problema do homem – o pecado.

Somente Deus pode dar o livramento e as forças para vivermos a vida em sua plenitude. Com Deus ao lado não é preciso esperar pelo sol depois da tempestade.

Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se! ” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.
Marcos 4:39