share on:

29 de Junho de 2019

Você já foi pescar? Pescar não consiste em ter todo o equipamento, encontrar um local e começar a pescar.  Você pode estar no lugar perfeito e com o equipamento completo e talvez não consiga pescar nada além de alguma bota velha se o horário não for favorável.

Pense na melhor hora do dia. Peixes têm o sangue frio e sua atividade depende da temperatura da água em que estão. Quando esfria eles ficam inativos, mas se esquenta eles vão para o fundo da água para se resfriarem. Os insetos são a base da alimentação dos peixes, por isso eles ficam alvoroçados nos mesmos momentos. Observe se está calor e se tem um monte de bichos voando, este é um sinal de que a pescaria será boa.

Agora lembre-se de que cada estação do ano é outro requisito para a farta pescaria. Então fique atento ao local  onde você mora e do tipo de peixe que quer pegar. Outra questão é lembrar que o melhor momento para pescar é quando a maré está mudando, seja para mais ou para menos. Nessas condições os peixes se movem em cardumes atrás de comida. É mais difícil conseguir algo quando a maré já está alta ou baixa e a água não está em movimento. É para isso que pescadores experiente conhecem o termo “tábua de marés”. Veja lá na internet. Quando pescar em marés altas, procure lugares rasos. Quando pescar em marés baixas, tente ficar em bancos de lama ou areia. Esses são apenas alguns fatores que o pescador experiente conhece.

Quando Jesus disse ao seu discípulo Pedro que a partir daquele momento ele era um pescador de homens. Pedro então utilizava sua experiência profissional para perceber o lugar, as pessoas e o momento apropriado para falar de Cristo. Buscar pessoas para anunciar-lhes a reconciliação com Deus Pai não se resume a um discurso em praça pública, uma entrega de folheto ou evento na igreja. Anunciar a pessoa bendita de Cristo Jesus exige conhecer o ser humano nos seus momentos, em sua necessidade e local onde vive. Isso é o que permite traduzir o amor divino para os que o Senhor alcança através de você. Note como você foi “pescado” por Deus. E terá uma ideia de como pescar outros.


Esta mensagem responde á pergunta: Sabe de ao menos 3 condições para uma pesca efetiva?

Aplicação para a sua vida: Sabe de ao menos 3 condições para uma pesca efetiva?


Lucas 5:10-11 “Não temas; doravante serás pescador de homens, deixando tudo, o seguiram”. Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Atos 17: 32-34 “E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.  E assim Paulo saiu do meio deles. Todavia, chegando alguns varões a ele, creram: entre os quais estava Dionísio, o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e, com eles, outros. ” Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de  62 dC [1] Mateus 5:13,14 “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”