share on:

19 de Setembro de 2020

No Brasil o Estado é laico31, isto é não impede a prática de qualquer religião. Em um estado laico não é permitido privilegiar qualquer religião. Todas tem igual direito e responsabilidades cidadãs. Até aqui você compreendeu? Muito bem!

Agora note: a influencia nos valores éticos, morais cristãos marcam a constituição brasileira. O problema surge quando alguém, que não se orienta pelos princípios cristãos deseja legalizar valores que contrariam os traços da constituição brasileira. Agora o conflito cresce quando outros valores não cristãos pedem a legalização como o aborto, os relacionamentos e orientações sexuais. Então a câmara e o senado, com seus representantes aprovam ou rejeitam as leis sejam elas contra ou a favor dos valores cristãos que influenciaram nossa constituição entendeu?

Como ficam os senadores, deputados e vereadores, representantes de diversos grupos sociais, escolhidos para defender o melhor para toda população e não apenas para os que tem os mesmos valores do que eles? Como ele pode defender valores que mesmo não sendo seus estão em nossa constituição? Se ele não tem uma herança religiosa cristã não poderá defender com honestidade essa posição.

Como cancelar os traços religiosos que influenciaram a cultura do povo, registrados na constituição, em favor de, uma minoria que representa outros valores. Vivemos uma convulsão social, política, de fundo religioso pois as mudanças exigem um posicionamento de cada cidadão. Se a minoria tem direito de se manifestar também precisa respeitar a maioria e receber o mesmo respeito. Percebe? O conflito é muito, muito sério para todos nós.

A espiritualidade crista respeita as autoridades constituídas.32 Da ao governo o que a constituição declara e a Deus Pai (revelado por Cristo Jesus) a devida adoração com a vida ética, moral e espiritual33. Quando surge o conflito entre o poder político e religioso O CRISTÃO opta por: “… responder com mansidão e respeito a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em neles e nelas.”.34 Não há neutralidade! Prepare-se e viva com amor, dignidade e respeito sua convicção.35

Esta mensagem responde à pergunta: Como viver o laicismo do estado brasileiro?

Tarefa para Hoje: Não procure alguma posição neutra pois chega o momento de você revelar a fonte de seus valores morais, éticos, espirituais e não meramente religiosos.


Notas

¹ 31 Assista e conheça esse tema no YouTube com o título: “ESTADO LAICO: O que é?” https://www.youtube.com/watch?v=Nexa8DtttnE

² 32 Obedecer as autoridades constituídas

³ 33 Dar a Deus o que é de Deus

⁴ 34 1 Pedro 3:15-18 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

⁵ 35 Romanos 14:22 “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.