share on:

05 de fevereiro de 2019

Você precisa se conhecer! Você sabe qual é a sua característica? Sim, não característica física, mas de personalidade, de caráter? Os outros podem notar mais facilmente do que você. Como uma impressão digital, cada um, cada pessoa tem alguma característica que lhe é própria. Essas características refletem sua identidade, certo?

O orgulho é uma caraterística e não apenas uma atitude isolada de quem quer que seja: “Sou melhor do que todo mundo! ”¹ Este é o pensamento fundamental do orgulhoso. O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Natureza do orgulho exige para si todas as atenções, todos os direitos e isenção de responsabilidades pesadas.

O orgulho é considerado um pecado capital porque os valores éticos devem se dobrar ao orgulhoso e por isso, ele considera com maior naturalidade furar qualquer fila para ser atendido primeiro. Ignora qualquer ordem ou submissão às diretrizes, pois está acima de todos os mortais ². O orgulhoso acredita que conta com a benção de Deus, faça o que fizer, mesmo sendo injusto e pecando³ . O orgulhoso tem qualidades, mas comparar-se com quem não as tem. Ele sempre nivela os outros por baixo para sentir-se superior.

Agora a humildade é a virtude que reconhece as próprias habilidades, mas também a necessidade da ajuda, da cooperação dos outros. A humildade não é a virtude dos que tem complexo de inferioridade. Esses, na verdade, querem mais atenção por se considerarem inferiores. Quem tem a virtude característica da humildade reconhece suas habilidades e limitações dispõe-se a cooperar, a somar aos esforços de outros para que um objetivo nobre seja alcançado.

A humildade é a expressão da sua escolha diária por cooperar com seus semelhantes na promoção da justiça divina nesta terra. A humildade tem disposição de aprender, participar e partilha seu conhecimento para o bem do outro. Por isso o orgulhoso e o humilde trilham caminhos diferentes embora andem na mesma estrada da existência.

Se, por algum momento, você reconhece seu orgulho como uma de suas características pode perceber como a humildade é o caminho divino. Avalie como Deus Pai encara você, como ser humano. Então perceberá que o seu orgulho nunca esconderá perfeitamente sua humanidade cheia de pro lemas. Aprenda com Cristo Jesus, Ele é humilde e manso e encontra descanso para sua alma e trilha o caminho da humildade³.
Janus Tarso


Aplicação

• Esta mensagem responde à pergunta: Você reconhece o orgulho como a raiz de seus pecados contra Deus Pai?
• Tarefa para Hoje: Caminhar distanciando-se do orgulho e crescendo na humildades é a rota da vida cristã. Você precisa andar por ela.


¹ORGULHO OU VAIDADE nos Sete Pecados Capitais 2/8
²Ezequiel 28:17-18 referindo –se a Satanás: Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários.
³Lucas 18:10-14 Fariseu e o publicano