Compartilhe em:

06 de Fevereiro de 2019

Você tem dinheiro pra me emprestar?

Alguém já chamou você de “pão-duro?

Alguém disse que você segura todo dinheiro além do que é justo?

Ser disciplinado no uso de dinheiro e roupa que tem, pode até ser uma virtude, no entanto, há um momento em que não sabe ou não quer aprender a ajudar outros com dinheiro. A fé cristianizada declara que os pecados leves são pecados veniais. Contudo, a avareza está na lista dos graves pecados capitais.


Você já ouviu histórias de homens ou mulheres que morreram como mendigos e, depois, descobriu-se que eles eram ricos?

Tais pessoas podem até ser consideradas como desequilibradas mentais, mas a definição mais antiga é: avareza. Sacrificam todo e qualquer conforto e, transformam-se, de previdentes em avarentos. Alguns tornam-se acumuladores e transformam a própria casa em um deposito de lixo. A vigilância sanitária precisa intervir.


Quando um homem planejou derrubar seus depósitos e construir outros ainda maiores para guardar tudo, o que ajuntou ouviu uma pergunta: “Se você morrer esta noite, do que poderá desfrutar de tudo o que você tem? ” A avareza é o pecado que coloca a alma em serviço da segurança pessoal e não no Deus e Pai de Cristo Jesus.


A generosidade é contrária a avareza. Ela é orientada pela coragem de enfrentar o futuro procurando novas oportunidades. Tem alegria em dividir, não teme ir um pouco além do que a lei ou os direitos decretam e dão. A generosidade cristã não é uma virtude isolada, mas está entre as expressões de prática da confiança e prática do amor à Deus. Não sendo “inocentes úteis”, que confiam em Deus a ponto de obedece-lÔ e contribuir para a dignidade do próximo, dando sempre da ajuda que Deus lhes ordena. Fazem isso com alegria e a generosidade é a consequência de um coração trabalhador, justo, amoroso, obediente a Cristo Jesus.


Existe muita gente generosa, mas a generosidade daqueles que andam com Deus pela fé em Cristo Jesus tem um valor eterno, não se tornam uma marca de “inocentes úteis”. Suas doações têm por motivação apenas mostrar sua capacidade de dar, não de “lavar” seus pecados. Suas doações são feitas na proporção em que o Espirito de Cristo lhe orientam. São generosos porque receberam generosamente de Deus a benção da reconciliação com o Pai.


Aplicação

• Esta mensagem responde à pergunta: Como a avareza contrasta com a generosidade?
• Tarefa para Hoje: Tanto a avareza quanto a generosidade tem naturezas diferentes. Apena uma vem de Deus Pai pela fé de Cristo Jesus.


1 A AVAREZA nos Sete Pecados Capitais 3/8
2 Efésios 5:5 “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.“ Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.
3 Provérbios 11:25 A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.“ Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento
4 Isaías 32:5 Ao vil nunca mais se chamará liberal; e do avarento nunca mais se dirá que é generoso.“ O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento