share on:

06 de Setembro de 2020

Uma pergunta curiosa: Você educa seu físico ou é o seu físico que educa você? Suas decisões são orientadas basicamente pelas vontades do seu físico ou pelas decisões de sua mente? Essa questão é importante para você perceber como seu físico pode ser manipulado pelas suas emoções. Então os seus critérios de decisões não são mais meramente racionais, pois levam em conta os seus ressentimentos e seus prazeres. Diante disso você se torna vulnerável aos seus desejos, seja pelos que lhe conhecem e até mesmo pelos seus verdadeiros inimigos.

Um escritor já disse o mais difícil não é enganar alguém, mas convencer alguém que está enganado13. As boas emoções, o prazer com que a mente e o corpo se acostumam, se tornam enormes barreiras para se deixar o engano. Argumentos, razões, diretrizes, ordens, nada convencem uma pessoa habituada ao próprio engano. Ela até pode admitir que o que vê da realidade não confere com as bases de sua convicção, mas procura fugir dessa realidade culpando a outros. Ela não consegue encarar o erro, mas as consequências de admitir o engano, os prejuízos causados e as implicações da mudança.

Jesus iniciou seu ministério anunciando: “Cumpriu-se o tempo e está chegando o Reino de Deus; arrependei-vos e crede no Evangelho”. Ele comunicava a todos os que suspeitavam de estarem no erro de que se reconhecessem o engano, eram recebidos no reino de Deus Pai. Parece simples não é? Mas isso só é possível se o próprio Espirito Santo de Deus convencer o arrependido do seu erro contra Deus, da sua necessidade de ser justificado pelo Deus eterno e da realidade do castigo divino, o juízo.

A fé de Cristo só anula o engano quando alguém, quando você, ouve, a ponto de compreender o Evangelho de Cristo Jesus, “…Ele é a verdade o caminho e a vida..”.14 Não é a doutrina, não são os valores morais, econômicos, políticos, mas a pessoa de Cristo Jesus e sua obra realizada em seu favor, do ser humano, dirigido apenas pelos seus sentimentos e sensações. A fé nasce pelo ouvir o Evangelho. Ouvir, a ponto de crer nessa boa notícia: O que Deus fez através de Cristo Jesus em favor do que está enganado. Essa é a base divina para educar o seu físico.

Esta mensagem responde à pergunta: Como encarar a dificuldade de abandonar o engano?

Tarefa para Hoje: Somente no amor de Cristo você encontra a única razão para abandona\r o engano e o erro ao experimentar a comunhão c om o Pai Nosso.


Notas

¹ 13 Samuel Langhorne Clemens (Florida, Missouri, 30 de novembro de 1835 — Redding, Connecticut, 21 de abril de 1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano crítico do racismo. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (As aventuras de Tom Sawyer,1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de “O Maior Romance Americano”.

² 14 João 8:31,32 “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.