share on:

15 de Junho de 2020

Quantos anos você tem agora? Observando os idosos de hoje, responda-me: Como gostaria que lhe tratassem quando chegar aos 85 anos de idade? Você sabe que faz parte de sua responsabilidade educar os mais jovens do que você a tratar devidamente os mais velhos. Isso vai exigir que você seja um exemplo vivo.

A tecnologia trará mudanças cada vez mais profundas no cotidiano. Os idosos, por mais que se esforcem não conseguirão manter-se atualizados com todos os recursos que surgirão daqui para frente. A dificuldade na vida econômica, política exigirão que todos trabalhem muito, muito. As crianças desenvolvem-se para a autonomia, mas os idosos tornam -se cada vez mais dependentes a medida que a idade avança.

Diante desse quadro você precisa se preparar para envelhecer. Aprenda a receber ajuda, submeter-se a mudanças nas suas rotinas de vida e relacionamentos sociais. Observe os idosos que tem á sua volta. Note as dificuldades que encontram para atuar na família, com os limites de saúde. Então imagine você no futuro.

Um fator complicador nessa situação vem com a violência contra os idosos. O Abuso Físico, sexual, emocional ou psicológico, a exploração financeira ou material, o abandono soma-se a tudo isso às limitações físicas e mentais. 12

Existem culturas que tratam diferentemente os idosos. Algumas ajudam os idosos a cometerem suicídio pois se tornaram incapazes de se manterem. Em outras os idosos são cuidados e venerados. Com a globalização estaremos todos sujeitos a costumes novos.

Em diversos momentos das Escrituras Sagradas, o Espirito de Cristo Jesus, ordena o cuidado dos mais jovens, sejam filhos, genros, noras, netos, pelos seus pais. “Honra teu pai e tua mãe”13 Diante desse quadro sua atuação no presente para com os idoso está bem ligado a como você será tratado, tratada, no futuro.14 No entanto prepare-se para confiar em Deus, pela fé de Cristo Jesus, para lidar com sua vida quando a velhice chegar. Hoje é o tempo que você tem para sua preparação e dos que estão á sua volta. Aproveite esse tempo!

Esta mensagem responde à pergunta: Como você pode se preparar para a velhice?

Tarefa para Hoje: Participe com ousadia da valorização e cuidado pelos idosos antes de chegar lá. Ensine os mais novos sendo um exemplo vivo de como, quando e porque agir assim com idosos.

12 https://www.scielosp.org/article/sausoc/2008.v17n3/90-100/ 13 Marcos 7:10-13 14 1 Timóteo 5:1-2 “Não repreendas o idoso com aspereza, mas admoesta-o como a um pai; bem como aos jovens, como a irmãos; 2às mulheres idosas, como a mães; às jovens, como a irmãs, com toda a pureza.”