share on:

26 de Julho de 2020

O que é tortura? Já parou para pensar? Tortura é utilizar de violência ou grave ameaça a uma pessoa, causando-lhe sofrimento físico ou mental. A tortura serve para obter informação, declaração ou confissão da vítima ou a respeito de outras pessoas.

A tortura é o recurso tipicamente humano para obter informações. O ser humano não sabe de tudo o que quer e precisa para exercer o poder. Então a tortura é um dos instrumentos mais comuns para um ser humano obrigar outro a submeter-se. Agora diga-me, que necessidade tem o Deus e Pai, o criador de tudo, Aquele que sabe de tudo o que ocorre, torturar o ser humano para saber, para obter qualquer informação?

Deus Pai, o Criador não precisa torturar quem quer que seja para saber seja lá o que for pois nada escapa de sua percepção divina. Então será que Deus tortura para o ser humano se converter a Ele? Será que Deus precisa usar de tragédias na vida das pessoas para coloca-las de joelhos diante dEle? É fundamental que você saiba, entenda e compreenda o caráter do Deus e Pai de Cristo Jesus.

Alguns gostam de pensar e dizer que “aqui se faz e aqui se paga”. Esta forma de pensar entende que a vida aqui, nesse mundo, nessa terra, é uma “roda da tortura” onde o ser humano sofre como forma de pagar pelos erros que cometeu seja contra o próximo seja contra alguma divindade.

Na narrativa bíblica, cristã a mera ameaça já é excluída do relacionamento humano do poderoso para o frágil13. Até mesmo o grito, com o objetivo de intimidar, não é admitido.14. O ser humano é incapaz de atender a justiça divina e incapaz de cumpri-la. Assim Deus ,em seu amor, justiça e santidade entregou o seu filho Ungido, Unigênito para levar o devido castigo por aqueles que arrependidos se voltam para Ele voluntariamente, por amor15. Os sofrimentos humanos nessa vida não são tortura, mas consequência das atitudes e escolhas dos próprios seres humanos. Sim a criação está sob juízo divino. Deus em sua justiça continua dando “chuva e sol”.16

Chegou o momento de você se voltar para Deus em amor. Esse é o único desejo dEle para você.

Esta mensagem responde à pergunta: Será que Deus tortura?

Tarefa para Hoje: Quando você decide seguir a Jesus precisa considerar eliminar de sua forma de pensar e agir o que se assemelha a tortura para lidar com quem lhe fere ou tem uma dívida com você.


Notas

¹ 13 Efésios 6: 9 “E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas.”

² 14 Efésios 4:31 “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

³ 15Romanos 5:8-9 “Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado. Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus!”

4 16 Mateus 5:45 “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.”