share on:

26 de Setembro de 2019

Você está escutando-me bem agora? Que bom. NO entanto há muitos pensamentos rodando pela sua cabeça, exatamente agora. Enquanto você me escuta você se esforça para prestar atenção. Você tem muita coisa para fazer ainda hoje, nas próximas horas.  Imagine um bolso. Sim, um bolso de blusa, de avental, de calça. O que você coloca ali, fica ali, a mesmos que o bolso esteja furado. Isso já outra história. Mas se você coloca, mesmo em uma bolsa, você guarda. Quando você ouve deste modo, guarda, entende serve para mudar sua maneira de pensar, muda até sua maneira de agir, de reagir.  Ao ouvir assim, no modo “bolso” você sente que está carregando algo e sabe o que está no seu bolso. Aí sua vida tem recursos para mudar.

Ei, preste atenção, só mais um pouquinho. Viu como é fácil você ouvir e não escutar? Nesse momento você ouve no modo “túnel”. Tudo o que entrar de um lado vai sair do outro. Quando você ouve como se fosse um túnel, é pura perda de tempo. A informação pode ter um som agradável, mas não resulta em qualquer ação. Ela não fica guardada. Ela entrou e saiu. Você pode até lembrar que já ouviu algo parecido, mas não consegue lembrar a informação.

Jesus falava com duas irmãs. Uma ouvia no modo “bolso”. A outra o ouvia no modo “túnel”. Uma ocupada em absorver o que ouvia de Jesus. Outra tinha como prioridade prestar serviço de boa qualidade. Ela ouvia no modo “tunel”.  Ela reclamou a ajuda da irmã, claro. Então Jesus lhe disse: “Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. ”[1]

Quando começa a ler a bíblia ou a orar você precisa lutar com cada tópico da agenda do dia. Então procura agilizar e acaba ouvindo a Cristo Jesus no modo “túnel”. O desafio não é pequeno. Você também precisa acertar as prioridades para conseguir ouvir a Jesus no modo “bolso”. Lembre-se: Ouvir, obedecer tem prioridade porque isso direciona melhor a qualidade do que você faz para com Deus, para com a vida,  pela fé de Cristo Jesus.[2] Ouça no modo “bolso”


Esta mensagem responde à pergunta: Como ouvir de modo realmente efetivo?

Aplicação para a sua vida: Ouvir para guardar leva a obediência. Essa atitude, tem diante de Deus validade fundamental para a espiritualidade cristã.


1 Lucas 10:39-42 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade

1 Samuel 15:22, “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. ” Samuel (930 a.C.) foi o líder (último juiz) de Israel  guiou o povo na transição para a monarquia  iniciada com Saul e sucedido por Davi. Livro leva seu nome mas contou com profetas Natã e Gade veja 1Cronicas 29:29.