share on:

19 de Julho de 2020

Você já parou para avaliar a diferença no amor entre, amantes, do amor entre marido e esposa de muitos anos? E o afeto dos pais pelos filhos? A diferença do amor entre amigos, do amor por aquele que você hospeda em sua casa por ser estranho na cidade. No português tudo se resume em uma só palavra sem distinção das pessoas envolvidas no relacionamento: AMOR. Para os gregos há termos específicos para o afeto que une pessoas, nas várias esferas de relacionamentos. Eros, é o amor associado ao desejo, atração física, ao prazer e ao sexo propriamente dito.29 Mas o amor que inclui a lealdade aos amigos e á comunidade, requerendo igualdade e familiaridade é Philia.30 Se, no entanto, se trata de um tipo de amizade profundamente enraizada no conceito de reciprocidade, pela troca de favores e apoio, com um senso íntimo de respeito um para o outro, é amor Philos.

A afeição que os pais e as mães tem pelos filhos e filhas e outros membros do núcleo familiar é chamado de Storge.31 Até o egoísmo, chamado de Philautia32 indica aquela atitude mental positiva que se preocupa com o auto cuidado, autoconhecimento, autoconsciência.

O amor doentio os gregos chamavam de Mania. A hospitalidade, a generosidade e cortesia mostradas aos que estão longe de casa e associados da pessoa que oferece amizade aos hóspedes este é o amor Xênia33. Agora, aquele amor que une cônjuges casados há décadas, algo pelo qual todos inconsciente ou secretamente ansiamos é chamado de Pragma. E o amor Ludus no prazer de brincadeiras inofensivas um com o outro, com atividades em ambientes fechados ou ao ar livre, enfim, um relacionamento que não precisa ser sério o tempo todo de onde vem o termo lúdico.

Por fim o amor incondicional, com auto sacrifício, pela vontade e pelo pensamento, o amor divino ÁGAPE34. Esse é o amor mencionado na narrativa bíblica entre Deus, o Criador e o ser humano, a criatura. Para você dizer que ama a Deus precisa identificar entre todas essas categorias a que você se refere para não se confundir na espiritualidade da vida.

Esta mensagem responde à pergunta: Quais as diversas formas como o amor se expressam?

Tarefa para Hoje: Respeite os limites divinos na expressão do amor nos diversos relacionamentos que você desenvolve á sua volta.


Notas

¹ 28 https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavras_gregas_para_o_amor

² 29 Levíticos 18:1-30 Note como Deus ordena aos povo que tirou do Egito uma prática sexual diferenciada do que viram no Egito.

³ 30 1 Samuel 18:1 “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.”

31 Lucas 15:24 “Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado.”

32 Mateus 22:37-39 “Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

⁶ 33 Romanos 12:10-13 “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, […] compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade”

⁷ 34 1 Coríntios 13:1-8 O trecho mais conhecido que descreve o amor de Deus Pai e serve de referência a esse amor a si e ao próximo.