share on:

04 de Agosto de 2020

Hoje você precisa compreender as implicações e o lugar do sacerdote na narrativa bíblica. Em cada religião o sacerdote religioso tem a função de sacrificador. Ele é aquele individuo que representa a divindade diante do povo e representa o próprio povo diante da divindade. Ele é devidamente nomeado para oferecer vítimas a divindade. Essa é sua função entre os povos antigos.

A narrativa bíblica conta como surge o função do sacerdote.14 Ele é encarregado de oferecer a Deus os sacrifícios pelos pecados do povo, e comunicar ao povo as ordens divinas. Por outro lado também representa o povo diante de Deus.

Na segunda parte da bíblia você tem o Novo testamento. E então você percebe que Cristo Jesus torna-se o sacerdote que media o relacionamento entre Deus e a raça humana e também representa, advoga a causa do ser humano diante de Deus Pai, o Criador. E ainda mais que Jesus, o sacerdote, também se torna o próprio sacrifício pelos pecados da raça humana. Pelo sacrifício de Cristo Jesus o pecado de toda a raça humana pode ser perdoado por Deus. O sacrifício de Cristo Jesus é único pois trata-se do Filho Unigênito de Deus.

A história não para nesse ponto. Jesus ressuscitado , é então o Ungido de Deus, o único mediador entre Deus e os homens.15 Acontece algo muito especial. As pazes com Deus, pela fé de Cristo Jesus torna, agora, cada cristão participante de uma raça de sacerdotes.16 São agora enviados para serem embaixadores da reconciliação divina junto aos seres humanos, como eles.17 Por isso Jesus declarou: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.”18 Medite nessa questão á luz dessa revelação divina e veja o que precisa mudar nos seus relacionamentos religiosos e espirituais. Coloque Cristo Jesus no centro de sua vida com Deus Pai.

Esta mensagem responde à pergunta: Quais orientações de Cristo Jesus quanto ao sacerdócio humano diante de Deus Pai?

Tarefa para Hoje: Identifique o que move você ao expressar seu amor ao Senhor Jesus e clame a Deus para que corrija e firme seu amor e obediência somente ao Espirito de Cristo.


Notas

¹ 14 Êxodo 28.1-11. Assim o povo foi preparado para esperar por um sacerdote que mediasse perfeitamente a relação do pecador com Deus Santo que conhecemos hoje como Cristo Jesus.

² 15 1 Timóteo 2:3-6 “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”

³ 16 1 Pedro 2:9-10 “Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz. 10Vós, sim, que antes não éreis sequer povo; mas agora, sois o Povo de Deus; não tínheis recebido a misericórdia, contudo agora a recebestes. Deveres do Povo de Deus …”

17 2 Coríntios 5:19-20 “Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação. 20Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos em nome de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Embaixadores. Vós reconcilieis com Deus..”

18 Mateus 23:8-11