share on:

24 de Maio de 2020

Você já notou quais são seus conceitos a respeito de presidiários, ou detentos? Quando você ouve ou lê notícias de homens e mulheres que estão presos, o que pensa? As cenas e fotos causam diversas sensações. Algumas de segurança ao saber que criminosos estão presos. Outros de pesar ao ver seres humanos privados da liberdade por causa de seus crimes. Pelas fotos e filmes você tem alguma ideia do que se passa dentro de um presídio, de uma cela.

Então diga-me: Como é que você ora pelos detentos, pelos presidiários? Ai você me pergunta: “como posso orar por aquelas pessoas”? Deus Pai, em seus conselhos diz assim: “Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.7“ Tratem os que estão em prisão como se estivesse preso com eles. Cuidem das vítimas de abuso como se o que acontece com elas acontecesse a você. Quem nunca esteve preso não tem a menor ideia do que seja a prisão para si. Então Deus Pai pede que você e eu lembremos dos que estão encarcerados. Nada é dito a respeito das razões porque estão presos. Deus pede para que lembremos deles.

Os seres humanos não foram feitos para viverem presos. No entanto a realidade do crime, instalado no coração de cada ser humano, leva muitos a precisarem ficar separados do convívio social. No entanto não são esquecidos de Deus Pai. Deus pede que os que são seus lembrem-se, identifiquem-se com quem está preso como se estivesse ali com eles. O que pedir em favor deles então? Primeiro: Que o arrependimento pela escolha que fizeram venha de Deus e não meramente da disciplina humana. Segundo: Interceder em favor de um coração disposto a aprender a enxergar a vida de outro modo. Terceiro: Que Procurem conhecer a Deus pela fé de Cristo Jesus. E quarto: Que experimentem do perdão divino a ponto de perdoar os que lhe devem e estão em liberdade ou mesmo os maltrate ali no cárcere.

Corresponda-se com algum detento, mesmo dependente químico em casas de recuperação. Acrescente pessoas assim na lista daqueles pelos quais ora e ajuda. Esse é pedido divino para você, para mim, para cada um que anda com Deus pela fé de Cristo Jesus.8

Esta mensagem responde à pergunta: O que você pode fazer pelos detentos, pelos presidiários?

Tarefa para Hoje: Inclua essa perspectiva divina na sua espiritualidade Cristã a atenção ao próximo, mesmo ele sendo um presidiário ou dependente químico.

7 Hebreus 13:3 8 Mateus 25:36 “Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.