share on:

06 de Outubro de 2020

O sorriso pode ser uma expressão de ternura, de alegria. O riso é o sinal mais significativo da expressão humana. Agora, o riso também pode ser expressão de desprezo. de ridicularizar o semelhante. Interessante não é? O riso também tem “tamanho”. Pode ser simples, discreto, mas pode também ser uma gargalhada estridente e alta. Você precisa saber quando alguém ri para você, em sinal de aceitação; e também quando a pessoa ri de você, zomba das suas atitudes, do modo de pensar e dos seus valores.

Certa senhora ouviu a notícia de que seria mãe depois dos 90 anos de idade. Como você acha que ela reagiu? Exatamente! O sorriso que ela deu foi de incredulidade, talvez de amargura, de frustração. Chamemos de riso de alegria incrédula. Ela já havia desistido daquele maravilhoso sonho de ser mãe biológica. Quando ouviu a notícia, encarou como uma boa piada16. O sorriso de um sonho quebrado. Quando seu filho nasceu deu-lhe o nome de “sorriso” ou Issac.17

Agora imagine o Criador de todo universo, até da raça humana. Ele observa aqueles seres humanos que criou para comunicar-se com eles, ridicularizando-O, afirmando com todas as forças que Ele, o Criador é mera invenção de criaturas. Acreditam que são mais inteligentes e poderosos sobre a terra. Como você acredita que Deus reage diante dessas e tantas outras reações humanas? Deus ri daqueles seres humanos que O desprezam. 18 Por duas vezes a narrativa bíblica registra, no livro de Salmos que Deus Pai, ri dessas pessoas. Ele não as acha engraçadinhas, nem simpáticas. Ele ri da arrogância que se desmanchará quando essas pessoas enfrentarem a existência exatamente como pensam, vivem e querem. Deus não fica ofendido. Deus lhes dará exatamente o que creem e então saberão a diferença entre a sabedoria e a loucura, por toda a eternidade.

O riso como expressão de alegria vinda de Deus é santo, benigno. Oro para que nesse momento você reconheça a alegria do Senhor. Nessa alegria e riso há recursos divinos para o ser humano viver com dignidade apesar de toda injustiça reinante dentro e fora do seu próprio coração! Qual sorriso você dará a Deus Pai?

Esta mensagem responde à pergunta: dois significados que o riso pode ter?

Tarefa para Hoje: Aproximar-se do Criador através da pessoa e obra de Cristo você conhecera a alegria da aprovação divina.19


Notas

¹ 16 Gênesis 18:13 “Mas o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?’”

² 17 Isaac é a versão em inglês de Isaque. Tem como origem os nomes hebraicos Itshak e Yitzháq, os quais derivam da palavra tzaháq, que literalmente quer dizer “ele irá rir”. Por extensão, o nome tem o sentido de “filho da alegria”. Trata-se de um nome bíblico cujo significado é encontrado na Escritura Sagrada. Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

³ 18 Salmo 37:13 “O Senhor, porém, RI dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando” Salmo 2.4 “Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

⁴ 19 Lucas 15:7 “Eu vos afirmo que, da mesma maneira, haverá muito mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não carecem de arrependimento.” Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.