share on:

25 de Julho de 2020

Esse é um tempo em que a narrativa cristã é contestada por muitos ramos do conhecimento humano. As ideologias que orientam a organização política, econômica e social baseiam-se no que muitos escritores da antiguidade deixaram. Só para mencionar alguns temos o grego Sócrates que viveu por volta de 350 anos antes de Cristo. Já Confúcio uns dos primeiros filósofos chineses viveu 500 anos antes de Cristo. Buda, mestre religioso viveu 600 anos antes de Cristo. O Hinduísmo tomou sua forma escrita a partir de 1300 anos depois de Cristo.

Se o saber humano baseia-se no que escreveram diversos autores, filósofos, cientistas, pensadores, também a bíblia, o registro da narrativa cristã conta com 40 escritores. Ela começou a ser escrita por volta de 1500 antes de Cristo pelo libertador de Israel, o conhecido Moisés. A narrativa bíblica foi concluída por volta de 90 anos depois de Cristo pelo apóstolo João ao escrever Apocalipse. Toda a narrativa dos 66 livros da Bíblia tem um fio condutor: O criador revelando-se através do seu ungido Filho para reconciliar consigo a raça humana.9

Nem toda a narrativas escritas por comunidades cristãs e pré-cristãs constam da bíblia. Ou porque se perderam ou por não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo.

Até hoje, há tentativas de destruir as Escrituras Sagradas sejam impressas ou sua influência na cultura humana. Ela sobreviveu até hoje porque Deus mesmo a preserva e Jesus Cristo revela: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.10

A bíblia é mais que mero registro da história divina na realidade da humanidade. Ela é a marca do caráter divino que busca reconciliar o ser humano consigo, com o próximo e com Deus Pai.11 Nessa narrativa o amor divino é a marca registrada do Deus e Pai de Cristo Jesus.12 Você faz muito bem em conhecer as Escrituras sagradas aplicada á sua vida com Deus Pai.

Esta mensagem responde à pergunta: Quem escreveu a bíblia?

Tarefa para Hoje: Procure conhecer a narrativa bíblica através de uma leitura e estudo sequencial iniciando pelo Novo Testamento.


Notas

¹ 2 Coríntios 5:17 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo! 18Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos outorgou o ministério da reconciliação. 19Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação.”

² 10 Mateus 24:35 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

³ 11 2 Pedro 1:20 “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo.” Apóstolo Pedro está escrevendo esta segunda epístola uns seis anos depois da primeira. Pedro está sabendo que logo virá a sua morte (1.14) que aconteceu mesmo uns dois anos depois em 66 d.C. (Baxter) Tema: Lembre Bem para não Cair Tempo: 66 d.C.

4 12 2 Timóteo 3:16,17 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” Última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Desafia jovem pastor Timóteo em como orientar as igrejas daqueles dia, .por volta de 63-64 d.C.