share on:

24 de Fevereiro de 2020

Quantas vezes você já ouviu a expressão latina: “Carpe diem” Sim, “Carpe diem” significa “aproveite o dia”. O termo foi escrito pelo poeta romano Horácio que viveu entre (65 a.C.-8 a.C.), no Livro I de “Odes”. O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva. Não é esse o espirito de certos momentos da vida humana? O prazer do momento, o poder de agir ignorando leis ou consequências assalta qualquer ser humano.

Carpe Diem é viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Esta expressão tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e efêmera e por isso cada instante deve ser aproveitado. Este tema é muito popular no âmbito da literatura, e teve grande importância na altura do Renascimento e do maneirismo.

Até o apóstolo Paulo citou essa expressão em uma de suas cartas aos cristãos da cidade mais corrupta e imoral de seus dias: Corinto. Ele afirmou: Portanto, se foi simplesmente por razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que lucro obtive nisso? Se os mortos não ressuscitam,”comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”3. Sim, sem a ressurreição até mesmo as boas ações e sofrimentos pela justiça são inúteis na terra, quanto mais diante de Deus Pai. O Apóstolo Paulo defende a ressurreição como o amanhã inevitável. Cada ser humano dará contas sim, do seu passado diante de Cristo Jesus. Do seu presente, mesmo que não considere Cristo como realidade ou nem queira pensar nisso.

Todo ser humano que vive apenas em função do presente comete erros dos quais se arrependera, seja mesmo aqui nessa vida ou se não, no futuro, diante de Cristo Jesus, aquele que há de julgar vivos e mortos. Então, não se deixe enganar por esse espirito desse tempo presente. Festeje cada uma de suas alegrias hoje sabendo que terão consequências para sua vida aqui e no futuro. Essa advertência é solene. É amorosa. É o amigo divino quem avisa.

Esta mensagem responde à pergunta: Qual é o peroblema de viver segundo a expressão “Carpe diem“?

Tarefa para Hoje: Não se deixe enganar pelo espirito que lhe sugere ignorar o bom senso, as consequências e o futuro diante de si e mesmo de Cristo Jesus.