share on:

16 de Janeiro de 2020

O que você entende quando ouve alguém dizer: ”Eu não tenho religião”! Será que ela quer dizer que não está presa a qualquer conjunto de rituais, lugares ou líderes ou doutrinas? Parecem mais livres, talvez mais inteligentes que você ou mais esperta do que aquela que acreditam em alguma instituição, ou doutrina. Há quem pense que aquelas pessoas que se dizem sem religião não têm princípios morais, não tem senso de justiça, amor ou outras virtudes.

Para começo de conversa é preciso entender em que consiste a religião. A religião é construída com o esforço humano de manter um relacionamento com alguma divindade ou poder acima do ser humano. Pelas características humanas há quatro espiritualidades básicas. Uma baseada no mérito pessoal. Pessoas que se esforçam intensamente para se fazerem dignas do amor, do cuidado divino. E nesse objetivo levam a sério cada virtude que conseguem desenvolver.9

Há uma outra característica humana que reconhece a própria indignidade. Sabe que não consegue tornar-se digna do favor divino pois já identificou no próprio íntimo, influencias e forças que contrariam o caráter divino. Então, em sua culpa e autocomiseração sempre pedem pela misericórdia de Deus. Sempre se veem indignos dos favores divinos e consequentemente inseguros.10

Há os que deixam de lado essas questões e se baseiam apenas no que veem, no que fazem. Esses são os artífices de seus próprios valores, poder e capacidade e consideram-se ateus, sem crença em qualquer poder acima da ciência humana.11

No entanto cada uma dessas posições cria para si um sistema de valores para lidar com sua própria espiritualidade. Somente o Deus e Pai revelado por Cristo Jesus dá ao ser humano o perfeito senso de realidade do pecador em comunhão com o Criador. Sim, essa pessoa é quem nos dá intimidade com Deus Pai. Por isso a espiritualidade cristã está baseada em uma pessoa, não me virtudes não só em culpa nem só a ciência humana.

Quando você ouve alguém dizer que não tem religião precisa, antes de tudo saber onde é que você está. Qual é a base de sua religião de sua espiritualidade.

Esta mensagem responde á pergunta: O que você pode pensar a respeito de quem diz que não tem religião?

Tarefa para hoje: Identifique suas bases religiosas, espirituais para dizer se tem uma religião efetiva ou apenas formal!

9 Lucas 18:9 “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros.. leia os versículo seguintes para melhor esclarecimento 10 Marcos 9: 23-24 “Se podes?”, contestou-lhe Jesus: “Tudo é possível para aquele que crê!”. Imediatamente o pai do menino asseverou: “Creio! Ajuda-me a vencer a minha falta de fé”. 11 Jó 5:12-14 “Ele aniquila as imaginações dos astutos, para que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito. Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos perversos se precipita. Eles de dia encontram as trevas; e ao meio-dia andam às apalpadelas como de noite. ” Autor desconhecido. Neste livro há a história de um homem chamado Jó e a resposta á pergunta: “ Qual o significado da fé? A principal estimativa é de que foi escrito nos tempos patriarcais, isto é século16 a.C.