share on:

13 de Julho de 2020

Você sabe cantar? É impressionante quanta gente hoje ganhou espaço, ganhou fama, até entre amigos como cantor. A música que você mais gosta certamente é a expressão do seu estado de alma em alguns momentos de sua vida. Como a vida tem fases suas preferências musicais também.
A letra de uma música chamada “Cantador”7 conta de onde vem a inspiração para as letras das canções. Essa música começa dizendo: “Amanhece, preciso ir, /Meu caminho é sem volta e sem ninguém/ Eu vou pra onde a estrada levar /Cantador, só sei cantar, /Eu canto a dor, canto a vida e a morte, /canto o amor.”

Cada cantor tem seu estilo e seus temas. Será que você já tem os seus? “Cantador não escolhe o seu cantar/ Canta o mundo que vê. / E pro mundo que vi meu canto é dor/”. Percebeu? Os temas da vida humana sem uma esperança firme, segura para o aqui e agora deixa essa nostalgia. Canta que a alegria que vem, fica um pouco e logo se vai.

No evangelho de Jesus você encontra o canto de Maria ao saber que será mãe do esperado messias pelo povo de Deus.8 O Justo Simeão canta ao ver Deus cumprir o que prometeu a centenas de anos.9 Os anjos cantaram na noite de natal.10

No Novo Testamento encontra-se algumas referências a letras de hinos cantados e de melodias perdidas. A mensagem, no entanto, é um cântico novo11. Cantam a vida de esperança e comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus. Música que conta as revelações que restauram a esperança humana, pelo amor de Deus, a graça do perdão e da comunhão. Trata-se de um estudo dos grandes hinos do Novo Testamento: o cântico de Zacarias (o Benedictus), o hino de Maria (o Magnificat) e os hinos preservados nas diversas epístolas de Paulo e de Pedro. A narrativa bíblica permite recuperar a juventude e a força desses hinos, tornando-os a fonte de oração por excelência da Igreja de Deus pela fé de Cristo Jesus. Você precisa conhece-los. Você quer?

Esta mensagem responde à pergunta: Você já notou como canta as músicas que expressam o estado do espirito humano?

Tarefa para Hoje: Decore as músicas que expressam verdadeiramente a fé que tem em Deus pela comunhão com Cristo Jesus


Notas

¹ 7 “O CANTADOR” DORIVAL CAYMMI HTTPS://WWW.LETRAS.MUS.BR/DORIVAL-CAYMMI/356573/

² 8 Lucas 1.46 – 55 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

³ 9 Lucas 1:67-79 Zacarias, pai de João Batista ( o batizador) também cantou as promessas divinas) Ibidem

10 Lucas 2:14 “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” Ibidem

11 Salmos 40:1-3 “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C