share on:

28 de Novembro de 2019

O que você entende pela expressão bíblica “ação de graças”. Tem alguma ideia? Essa expressão ocorre por volta de vinte e quatro vezes em toda a bíblia. As expressões de ações de graças incluem orações a Deus7, alimentos,8louvores àquele que dá ao pecador tudo o que é necessário para harmonizar-se com Ele. Isso inclui até mesmo a produção da lavoura e os empreendimentos humanos.9

Certa vez o noticiário nacional mostrou um grupo de pessoas agradecendo a Deus pelo dinheiro de propina que fora desviado. Agora responda-me. Será que aquele grupo orando estava de fato fazendo ações de graças? O dinheiro desviado fez falta para suprir a necessidade do povo. Note então que ação de graças a Deus deve, precisa, exige que tenha o caráter divino de justiça e santidade. O alvo da ação de graça é demonstrar de modo visível ações compatíveis ao Deus que as motivou.

Quando você lê os sermões que Deus entregava aos profetas e apóstolos repreendia o culto prestado por pessoas que exploravam os pobres, subornavam juízes, ladrões e os que doavam a Deus o que não era útil para eles, assim como animais com defeitos eram ofensivos no culto que ofereciam a Deus de sua nação.

Alguém pode confundir promessas com ações de graça. A promessa é um modo de negociar com Deus enquanto a ação de graça é uma atitude benéfica que expressa a alegria pelo que recebe continuamente de Deus Pai.10 Você precisa perceber a diferença.

Veja como Deus aconselha a você e a mim a lidar com a ansiedade: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. ” 11 Ações de graça nada mais são do que a expressões da gratidão que temos para com Deus por todas as Suas realizações na própria vida, passadas, presentes ou mesmo futuras. Você pode imaginar que atitudes pode ter alguém que conta com o amor divino ao lidar com preocupações? Será que combina com irritação, estupidez, com violência e injustiça? Percebe a dimensão da ação de graças?

Resposta a pergunta: O que você entende por “ação de graças”?

Tarefa para hoje: Pare agora e avalie quais tem sido suas “ações de graça” diante de Deus Pai pela fé de Cristo Jesus?

1 Timóteo 2:1 “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;” Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C. 8 Levítico 7:12 I “Se o oferecer por oferta de ação de graças, com o sacrifício de ação de graças, oferecerá bolos ázimos amassados com azeite; e coscorões ázimos amassados com azeite; e os bolos amassados com azeite serão fritos, de flor de farinha” 9 1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 10 Sal 100:4-5 – entramos na presença do Senhor com ações de graças 11 Filipenses 4:6