share on:

25 de Setembro de 2019

O que você pensa quando participa da Santa Ceia ou da eucaristia? Acompanhe-me nessa questão tomando o salmo muito conhecido na bíblia que começa assim: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará.” Na versão utilizada entre os protestantes e evangélicos é conhecido como o salmo 23. Na versão católica apostólica romana é o salmo 22. Trata-se do mesmo trecho só tem uma pequena alteração na numeração. Este salmo é uma oração, uma profissão de fé de alguém que encara o Deus e Pai de Cristo Jesus como um pastor de ovelhas. Dentre os elementos e condições que o “bom pastor” não deixa faltar a suas ovelhas está também uma mesa. Já até ouvi você perguntando: “E ovelha usa mesa? ” Lembre-se de que quando Davi escreveu esse salmo[1] ele já era comandante de exércitos e via-se como pastor de Israel. Como ele na juventude fora pastor dos rebanhos de seu pai Jessé agora ele é o pastor do rebanho do seu Pai Celeste.

Mudando o tipo de rebanho muda-se também o tipo de cuidado. Aquele famoso quadro de Leonardo da Vinci retrata a “Última ceia” de Jesus. E no Salmo é feita uma referência á uma mesa preparada na presença dos inimigos. Deus em Cristo é o pastor. Ele prepara a mesa para o crente, Davi, na presença dos inimigos. Sim os inimigos presentes ali assistem como Davi é ungido com óleo, pelo próprio Deus e o seu cálice é enchido até transbordar.

Quando o cristão participa do pão e do cálice na Ceia do Senhor reafirma a comunhão com Deus Pai pela pessoa e obra de Cristo Jesus. Se ele, Cristo Jesus preparou a mesa com tanto sacrifício você ousaria não participar dela? Uma mesa preparada diante dos seus inimigos, não dos seus amigos. Ousaria não receber o alimento mais saldável que pode receber? A honrosa comunhão com Deus Pai? Não desanime. Examine-se diante dele e participe daquilo que lhe custou tanto que não há palavras que descrevam[2]. Tenha bom animo e fortifique o coração com a graça dele ao participar da Ceia do Senhor Jesus em fé, amor e santificação.


Esta mensagem responde à pergunta: Como entender a Ceia do Senhor no salmo de Davi com respeito ao pastor, a mesa e a ovelha?

Aplicação para a sua vida: Se você já descobriu que pertence ao pastor divino Cristo Jesus verifique com que esperança participa da Ceia, do Partir do Pão na Nova Aliança.


Salmo 23 : O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

2 Coríntios 11:28 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  dC  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo