share on:

27 de Fevereiro de 2020

Você gosta de livros? Sim, para entreter, para se informar, para estudar diversos assuntos. Experimente verificar quantos livros didáticos você tem na sua estante. De caráter pedagógico, o livro didático surgiu inicialmente como um complemento aos livros clássicos auxiliando na alfabetização, no
conhecimento da história, da filosofia, da matemática e das ciências.

No século XIX, surgiu o livro didático como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas. Somente por volta de 1847, os livros didáticos passaram a assumir um papel de grande importância na aprendizagem e na política educacional. No entanto o “livro didático” tem sua origem na cultura escolar, mesmo antes da invenção da imprensa no final do século XV. Na época em que os livros eram raros, os próprios estudantes universitários europeus produziam seus cadernos de textos. Com a imprensa, os livros tornaram-se os primeiros produtos feitos em série e, ao longo do tempo a concepção do livro como “fiel depositário das verdades científicas universais” foi se solidificando3.

O livro didático deparou-se com a tensão entre ser dirigida aos professores ou aos alunos. O livro didático é um material que se bem utilizado pode ser um grande apoio ao professor e ao aluno. Não podemos é transformá-lo em nossa única fonte de estudos e pesquisas, e acreditar que seu conteúdo seja imutável. Esse gênero literário está sujeito ao contexto político, econômico e histórico. No entanto contribui para o entendimento mais amplo Assim é preciso identificar o espirito com que os livros didáticos são escritos. Os pais precisam acompanhar o estudo de seus filhos para conservar a cultura familiar tanto quanto se quer conservar a cultura indígena no Brasil. Você está pronto para essa tarefa seja como pai, como professor ou como aluno?

A bíblia é uma narrativa que descreve trechos da revelação divina para o ser humano4. Então oriente-se pela orientação divina que diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.“5

Esta mensagem responde à pergunta: Quais desafios cercam o livro didático?

Tarefa para Hoje: Identificar os livros didáticos que servem ao fortalecimento do caráter além das informações técnicas é fundamental para formar cidadãos justos e idôneos.

3 (GATTI JÚNIOR, 2004, p.36 4 2 Timoteo 3:16-17 „“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; 17a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.“ 5 Filipenses 4:8 „“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. “ Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida. Paulo escreve esta carta durante o seu segundo e último encarceramento.