share on:

23 de Junho de 2019

Quando você pensa nos jogos olímpicos já tem uma ideia das cerimonias deste evento internacional. Um dos símbolos que anuncia o inicio dos jogos é o FOGO OLÍMPICO.

A chama que chega na cidade sede dos jogos para a abertura dos jogos Olímpicos depois de percorrer milhares de quilômetros desde que sai de Atenas, na Grécia. Foi um grande mistério a identidade de quem era a pessoa que acenderia a Pira Olímpica em Pequim. Quem revelasse o mistério seria condenado a sete anos de prisão. Só dez pessoas na China tinham esta informação. Será que será assim também na próxima Olimpíada? Afinal os jogos não podem começar sem esta chama simbólica deste evento que reúne os países, mesmo em guerra entre si, para festejar o esporte em diversas modalidades.

O fogo é símbolo não apenas de calor, mas de força, de purificação. O fogo sempre está presente nas mais diversas culturas com símbolo dos deuses, elementos naturais e sobrenaturais. A força deste elemento serviu de ilustração para Jesus falar de um novo Reino, um novo país que sediaria a santidade, poder, justiça e amor de Deus. A ação do Deus Espírito Santo inaugurou, não uma mera competição esportiva, mas uma intervenção divina da perfeita cooperação com Deus na existência humana. Sem anabolizantes religiosos, ou juízes ou condições corruptas do ser humano, movido pelo fogo divino do Deus Espírito, readquire sua humanidade, sua capacidade para amar a Deus e ao próximo com coragem, mesmo em meio
a perseguições. Um reino que ainda não é visível, embora já esteja entre nós, ainda se tornará visível e presente.

Desde a narrativa de Atos dos apóstolos capítulo 2, a história presencia o que o fogo divino faz quando é aceso no coração humano. Com Ele, a pessoa do Espirito Santo de Deus Pai, cria uma comunidade que personifica o Senhor Jesus. Uma comunidade que ouve Sua Santa voz e realiza Sua vontade por amor ao Pai.

No Reino de Deus está claro que Jesus, o Messias prometido em profecias desde Gênesis, trouxe o fogo da comunhão divina à existência humana. É desse fogo que você precisa para andar com Cristo Jesus


Esta mensagem responde á pergunta: Você compreende a simbologia do “fogo” na narrativa bíblica?

Aplicação para a sua vida: Você precisa identificar o fogo não apenas como elemento de destruição, mas entrega, ardor ao amor divino por você e o seu por Ele. Converse conosco a respeito.


Lucas 3:16 “Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”
Atos 2:3,4 “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”