share on:

15 de Agosto de 2019

Diga-me: qual é a ocupação do estudante? O que faz o estudante? É claro que o estudante é aquele que estuda! Ele está adquirindo conhecimento, mas ainda lhe falta a experiência prática. Hoje os estudantes precisam lutar contra o desânimo de que, apesar de estudarem muito, ainda precisam de um estágio onde poderão praticar, exercitar o que aprenderam alterando a realidade, revelando sua capacidade de agir, produzir, decidir com sucesso. Disso depende nossa civilização, certo?

O computador é um dos canais mais usados na busca de informação. O ser humano precisa, no entanto de muita criatividade para selecionar e utilizar adequadamente as informações que encontra. Mesmo os vídeos que demonstram como fazer, ainda assim tem algumas limitações.

Jesus surpreendeu os estudiosos do seu tempo porque tinha um conhecimento que resultava em prática na vida social e com Deus Pai. Seus críticos e surpresos discípulos costumavam se perguntar: “Como sabe estas letras, sem ter estudado?”10. Eles acreditavam que o acúmulo de informações bem aplicadas á vida dependia apenas do ensino formal. No entanto, toda criança judia, desde cedo, tinha contato com as Sagradas Escrituras. Jesus não foi diferente. Seu conhecimento tinha uma aplicação de vida, na vida, para a vida. Não era estático como um simples código da lei.

O estudo que se torna útil para vida exige investigação e não apenas acúmulo de informação. Um exemplo disso foram os cristãos de uma cidade chamada Beréia. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a Palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim11.

Os estudantes que apenas acumulam informações facilmente tornam-se arrogantes, mas os estudantes que aplicam à sua vida o conhecimento, exercitam a criatividade e encontram a chave do sucesso. Portanto se você tornar-se um estudante do que Deus nos diz através de Cristo e Seu Espirito, registrados na Bíblia, tem base nova para viver. É assim praticando o que conhece que reunirá experiências com Deus mediante sua Palavra e não somente aumentar sua erudição ou a quantidade de informações. Este é o estudante que glorifica a Deus.


Aplicação para sua vida: Utilizar na prática o que você tem de informação é encontrar a realidade das suas experiencias.

Esta mensagem responde a pergunta: O estudante acumula informações ou a desenvolve na vida?


10 João 7:15 Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
11 Atos 17:11 Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de 62 dC