share on:

26 de Fevereiro de 2019

Você conhece alguém que lhe faz rir e muito? É uma figura, não é? O melhor seria chama-lo de comediante. Ele ou ela tem uma graça incomum. O modo de ver a vida, de imitar os outros, de observar os erros e rir deles é excepcional. As vezes fica a impressão que essa pessoa não leva a vida a sério.

É difícil analisar, cientificamente, o que faz uma pessoa rir ou o que é engraçado ou não. Mas uma característica reconhecida do comediante é que ele/a personifica admiravelmente os fatos e circunstancias.

Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cômico está baseado no fato de um ou mais personagens serem enganados ao longo de toda a peça. À medida que o personagem vai sendo enganado e que o equívoco vai aumentando, o público vai rindo cada vez mais. A importância da comédia é a possibilidade democrática de sátira a todo tipo de ideia, inicialmente política. Assim como hoje, em seu surgimento, ninguém estava a salvo de ser alvo das críticas da comédia: governantes, nobres e nem ao menos os deuses.

O teatro, na Grécia antiga, era a arte representada, essencialmente, por duas máscaras: a máscara da tragédia, do drama e a máscara da comédia. Aristóteles, escreveu que a tragédia trata essencialmente de homens superiores (heróis), agora a comédia fala sobre os homens inferiores (pessoas comuns da pólis). Isso pode ser comprovado através da divisão dos júris que analisavam o espetáculo durante os antigos festivais de Teatro, na Grécia. Ser escolhido como jurado de tragédia era a comprovação de nobreza e de representatividade na sociedade. Já o júri da comédia era formado por cinco pessoas sorteadas da plateia.

Alguém já disse que “Morrer é fácil, difícil é fazer comédia”. Com que riqueza Deus Pai dotou o ser humano de capacidade para provocar o riso em outros. Aliás Ele mesmo promete através de Jesus: Bem-aventurados vocês que agora choram, pois haverão de rir. O riso é um dos símbolos da alegria saudável. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. O que seria de você sem o riso pelo que experimenta na fé de Cristo Jesus?


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: O que pensar dos comediantes e do riso?
Aplicação para a sua vida: Ainda que você não tenha esse talento para fazer outros rirem, seu valor como pessoa, mesmo séria é real. Quando você sorri de algo ou de alguém certamente identifica um traço de alegria.


Mateus 5:4 “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;“ Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.
Salmos 126:2,3 “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.“ O livro de Salmos é composto de cento e cinqüenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C.