share on:

20 de Julho de 2020

Qual é sua primeira reação quando alguém aponta seu erro? Vou repetir: como você reage quando alguém chama sua atenção para o um erro que você cometeu? Você ouve, em silêncio, ou procura explicar as razões que cercam aquela sua atitude?

Este é um dos problemas de cada ser humano, desde criança. Quem há que escape dessa situação? Tudo parece bem enquanto o erro está escondido. Não há correção e por isso o erro continua crescendo. No entanto quanto o que você escondeu é descoberto quais sentimentos e pensamentos surgem em você?

Primeiramente vem a humilhação de ter seu erro exposto, revelado.35 Ele mancha a reputação que você tanto esforçou para manter. Depois é comum negar.36 Quando você nega você continua escondendo. Você pode até sentir algum arrependimento, mas lamenta na verdade o fato de seu erro ter sido descoberto. Ai busca-se outra tentativa querendo saber quem falou? Percebeu? O foco ainda não está no erro, mas como a verdade apareceu. Cada um desses esforços serve para disfarçar, negar a mentira descoberta.

A narrativa bíblica conta de marido culpando esposa, esposa culpando a criação, irmão escondendo o assassinato do irmão. No entanto Deus Pai, a cada situação, abriu uma porta de reconciliação consigo para aqueles que confessam voluntariamente o erro e buscam correção juntos segundo o conselho divino37. Esse é o princípio divino para pecadores. O primeiro passo é confessar. “…aquele que confessa o erro e o abandona, porque decidiu aprender a andar na justiça, é encontrado pelo perdão divino. Aquele que continua encobrindo nunca, nunca prosperará.”

Quando você se ver mentindo, escondendo, não apenas erros, mas temores, culpas lembre-se que pode aproximar-se de deus pai , pela confiança em cristo jesus para confessar. A narrativa cristã testemunha que todo ser humano é mentiroso e é carente da bondade e misericórdia divina.38 E quem se abre para a correção a ponto de confiar em Cristo Jesus tem a segurança de que conta com a companhia divina.39 Será que isso para você é justiça divina? Serve para sua situação? Esse é o evangelho de cristo jesus. Você precisa conhece-lo, você precisa vive-lo.

Esta mensagem responde à pergunta: Quais desafios você encontra quando é corrigido em seus erros?

Tarefa para Hoje: Comece reconhecendo seu pecado diante de Cristo até apresenta-los ao próximo.


Notas

35 Gênesis 3:7,8 “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

² 36 Gênesis 3:11,12 “A mulher que tu me destes E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

³ 37 Provérbios 28:13 “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

38 Romanos 3:23-24 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”

39 1 João 1:8-10 “Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. 10Se afirmarmos que não temos cometido pecado, nós o fazemos mentiroso, e sua Palavra não está em nós”