share on:

22 de Maio de 2020

Quando fiz o curso para cuidar de abelhas, vi como os filhos pequenos do meu professor cuidavam do singelo apiário, no quintal de casa, sem qualquer roupa especial. Fiquei entusiasmado! Extrair o mel, a geleia real e a própolis parecida tarefa fácil. Mas quando certa vez, apesar da roupa especial, meus filhos e eu fomos perseguidos, por mais de 300 metros, por abelhas agressivas, entendi o que aprendera: a natureza das as abelhas não são iguais. Os apicultores logo de início são instruídos na diferenciação de abelhas europeias e africanizadas. As abelhas africanizadas produzem mais mel do que as abelhas europeias, no entanto são mais agressivas. São semelhantes, mas diferem em sua natureza. Sem essa compreensão os apicultores, não saberão tomar as dividas precauções no manejo do seu apiário.

Será que um dos seus problemas, do momento, consiste em não perceber a diferença na natureza das escolhas que faz?3 Todo problema é problema, mas são diferentes em sua natureza. É fácil culpar a Deus ou ao destino pelos fracassos, mas é sábio procurar entender o que está envolvido nos fracassos e acertos. Deus socorre exatamente quem está confuso assim.

Desde e antiguidade o mel é parte da boa alimentação até das crianças. A capacidade de entender as diferenças é que separa a criança do adulto. São as crianças que não avaliam as implicações de seus pedidos, sejam para si, sejam para seus pais. Querem medir o amor dos pais pelo tanto que satisfazem os próprios desejos. Alguns querem explicar sua falta de discernimento culpando a diferença de classes, a religião, os pais. Assim usam dessas razões para cultivar a mentira, a injustiça e a violência.

Pare, por um momento. Use de honestidade consigo e com outros. Suas atitudes, sua motivação tem sido justa diante da vida e do próximo? Deus Pai chama você a reconhecer seu erro e voltar-se para Ele pela fé de Cristo Jesus.4 Então sim sua comunhão com Ele, coloca você em uma caminhada diferente nesse mundo já cheio de injustiças. E lhe dará discernimento de eternidade para lidar com seus próprios problemas. Considere essa grande oportunidade.

Esta mensagem responde à pergunta: É mesmo necessário saber identificar os elementos envolvidos em nossos problemas diários?

Tarefa para Hoje: Conhecendo a Deus através de Cristo Jesus você poderá identificar os reais valores e obstáculos á sua vida de comunhão com Deus e com o próximo.

3 Jonas 3:11 ”Por outro lado, Nínive tem mais de cento e vinte mil seres humanos que não sabem nem discernir entre a mão direita e a esquerda, tampouco entre o bem e o mal, além de muitos animais inocentes. Não haveria Eu de ter pena dessa grande cidade?” Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente, levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram. 4Atos 2:38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos é uma seqüência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de 62 dC