share on:

29 de Janeiro de 2020

Você conhece alguém que atua no jornalismo? Os jornalistas se utilizam do
rádio, TV e jornal para dar notícias. São como os encarregados de avisar a
comunidade de providencias a serem tomadas em caso de necessidade. Um jornal noticiou a aproximação de um furacão. Enquanto dois milhões de pessoas deixavam suas casas em busca de abrigo, alguns moradores brincavam despreocupados na praia. A TV mostrou que muitas pessoas continuam mantendo água parada em casa, apesar das tantas mortes por
causa da dengue.

Já vi crianças brincando de se deitarem no meio da rua e levantarem-se rapidamente com a aproximação dos carros. É interessante como as pessoas reagem diante do anúncio de catástrofes, não é? De um lado a audácia, do outro o desprezo pelo perigo, a loucura. Brincar com o perigo, comprovadamente fata,l está na natureza humana. Será que isso é novo?

Desde o início da narrativa bíblica o ser humano precisa decidir se crê ou não nas informações que recebe. Se alguns levam a sério, outros gostam de brincar com o perigo, com a morte e desprezar até as advertências divinas. Antes do primeiro Dilúvio relatado na Palavra de Deus, somente umas poucas pessoas levaram a sério as advertências dadas por Noé e sua família.3 Todos que desprezaram a informação, a notícias apregoadas durante muitos anos, morreram afogados. Decidiram não acreditar que fosse possível uma catástrofe daquela.

Pessoas audaciosas enfrentam perigos e saem vencedoras com novas descobertas. Outras morrem. Onde está o limite entre a audácia, a coragem e a loucura, ou engano? Confiar e obedecer a Deus exige audácia. Esta audácia é o exercício de uma fé que se apoia no que Deus diz em sua Palavra e revelada pelo Seu Espírito Santo pela fé de Cristo Jesus.

A audácia cristã caracteriza-se pelo amor de Deus derramado no coração humano. Trata-se de uma escolha consciente de levar a sério o que Deus, em Seu caráter é do que os perigos ao egoísmo que o ser humano identifica. Muitos preferem desafiar a Deus do que as convenções sociais. Outros preferem confiar audaciosamente no Deus da Palavra e tomar atitudes dignas de servos de Deus.4 E você, vamos lá! Cultive a audácia para com Deus, ela não é loucura.

Esta mensagem responde á pergunta: Como distinguir a audácia da loucura diante de Deus?
Tarefa para hoje: Sente e avalie suas atitudes nessas últimas 4 semanas e verifique quais foram suas atitudes de audácia e as de loucura.

3 Gênesis 6:16-18 “Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.” Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes. 4 Hebreus 11:33-38 “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões… E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. …” Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do ano 70 d.C. quando Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.