share on:

25 de Agosto de 2019

Quais são as novelas que você está acompanhando? Agora você pode acompanhar histórias bíblicas no formato de novelas, de series. Existem novelas que procuram ficar próximas dos fatos mais recentes. Então quando vivemos o Natal, os personagens da novela, também vivem o Natal. Quando vivemos o Ano Novo, também os personagens da novela vivem o Ano Novo! Já até uma tragédia noticiada no jornal, que foi parar no capítulo do dia seguinte de uma novela famosa da época.

Quando viajo de trem, ônibus, volta e meia ouço pessoas conversando, falando da novela das suas vidas. Se a sua vida, ou a minha, enfim, a nossa vida é uma novela, é maravilhoso saber que Deus não está meramente assistindo a cada dia um capítulo. Ele está profundamente envolvido na sua, na minha, na vida de cada um de nós, sabia? Pode não parecer, mas essa é a realidade. Este fato está registrado na bíblia da seguinte maneira: Porque nEle (Deus Pai) vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas (gregos) disseram: Pois somos também sua geração.9

O Deus e Pai, Criador do universo, tomou uma atitude assombrosa. Ele entrou em nossa história, em nossa vida e não percebemos. Ele não rouba a liberdade humana. No entanto dá continuas oportunidades de percebermos seu amor e cuidado, mesmo nas tragédias e crimes horrendos. No exercício do livre arbítrio que Deus deu ao ser humano, permite também criminosos de agirem. Exatamente como acontece nas novelas. Esta é a realidade humana.

Quando Jesus encarnou-se, era uma das três personalidades divinas entrando em nossa história. E quando partiu enviou o Espírito Santo, outra personalidade da divindade para estar em nós, sem nos apagar. No entanto nos marca para que a morte não tenha a última palavra sobre a vida de cada um.

Jesus disse aos seus discípulos: “Estou convosco todos os dias, até a consumação dos tempos.”10 É a percepção dessa presença que impede o desespero quando parece que o crime e a injustiça triunfam. A presença amorosa de Deus trino inspira a diferença nesta existência. Por isso a vida torna-se valiosa para o discípulo de Jesus. Com Cristo a novela de sua vida tem final eternamente feliz.


Esta mensagem responde á pergunta: Sua vida é mesmo uma novela?

Aplicação para a sua vida: Você precisa perceber como pode ter a Deus no enredo de sua vida!


Atos 17:28 Atos é uma seqüência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de 62 dC
10 Mateus 28:20 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.