share on:

27 de Fevereiro de 2019

Você gosta mais de ler ou de assistir um vídeo? Você prefere que alguém lhe conte uma história lendo ou sem ler? Dentre os muitos objetivos da leitura o livro didático tem um lugar reservado. Você tem algum livro desses em sua estante?

O livro didático é um instrumento para o professor, pois é nele que está a fonte do conhecimento tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Livro didático é um livro de caráter pedagógico porque complementa os livros clássicos utilizados na escola. O livro didático inicialmente busca ajudar na alfabetização e na divulgação das ciências, história e filosofia.

Ler um livro leva muito mais tempo que assistir um vídeo. A disciplina para ler é bem diferente da disciplina para assistir. Você percebe como cada um exige de você capacidades e tempo diferente para lhe passar informações? O vídeo lhe causa um nível de adrenalina maior que um livro, no entanto a leitura lhe da tempo para pensar. Você pode voltar algumas páginas e ler novamente. O prazer da leitura é diferente do prazer passageiro de um filme. Cada um tem funções diferentes, mesmo pedagógica diferente.

Não lhe direi que a bíblia é um livro didático embora ensine. Por quê? Por que ela é registro oficial das experiências humanas com o Deus e Pai de Cristo Jesus. O objetivo da narrativa bíblica divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para responder, argumentar, para corrigir, para instruir em justiça divina; Para que o ser humano em aliança com Deus seja perfeito, e perfeitamente habilitado, instruído para toda a boa obra.

Jesus prometeu e enviou o Espirito Santo de Deus para guiar cada pessoa na leitura na compreensão e aplicação na própria vida o que Pai Celestial diz. Sem a ação do Espirito Santo de Deus a narrativa bíblica é apenas um épico religioso. É um erro muito sério desconhecer o relato bíblico e ignorar o poder vindo de Deus. É Ele nos habilita a compreender, a praticar e encontrar o descanso e intrepidez para a vida aqui e na eternidade.


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: É possível confundir a bíblia com um livro didático?
Aplicação para a sua vida: Não há poder na bíblia, mas poder nAquele que se deixa retratar no relato bíblico, do começo ao fim: Cristo Jesus.


Romanos 15:4 Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.“
2 Timóteo 3:16,17 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Timóteo 3:16,17 Todas Escritura inspirada por Deus são útil para corrigir. repreender
26 Mateus 22:29 “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.