share on:

02 de Abril de 2019

Faça uma listinha das crianças  com as quais tem contato!  E agora selecione aquelas que lhe são as mais significativas. Desejo incentivar você a dar um livro de presente para cada uma delas. Claro que você precisa conhece-la melhor, seja através da observação, seja através de alguma conversa com os pais ou responsáveis. A faixa etária lhe permitirá escolher o livro com um assunto do interesse dela.

Agora tem o outro passo: Você pode dar em forma de livro, com capa e tudo ou pode dar no formato digital. Bem isso pode ser mais caro. Os livros digitais já trazem maior interação com o assunto. É claro que a criança precisa interagir com  o livro, seja em que forma for. E ai você precisa pesquisar a respeito.

O último passo é você ler junto com ela. Nos contatos que tem com ela tire um tempinho para ler o livro que você deu. Veja como ela reage á abordagem do assunto. Facilmente hoje se deseja que os presentes absorvam a criança e ela dê mais sossego para os adultos. Por outro lado, é o contato dela com você, por exemplo que tornará a leitura realmente significativa. Converse com ela sobre o tema do livro.

Estou lhe dizendo tudo isso porque a solidão das crianças contribui como causa para outros problemas muito sérios. Os problemas se resolvem quando você, eu, cada um se envolve com a criança. De que vale coloca-las no mundo e não alimentar o vínculo afetivo com ela, com elas? Quem ainda não tem filhos presta uma grande ajuda aos pais. Os próprios pais, tão sobrecarregados precisam levar mais esse encargo. Isso já está mencionado na narrativa bíblica nos seguintes termos: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. ”[1] Essa é a chave do ensino afetivo e efetivo.


[1] Deuronômio 6:6-9  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. ”  O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.


Esta mensagem responde á pergunta: Como encarar o trabalho e assim ensinar as crianças?
Aplicação para a sua vida: Através de histórias infantis passe para as crianças o seus valores espirituais através do trabalho.

.


Deuteronômio 6:6-9  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. ”  O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.