share on:

03 de Setembro de 2020

Você sabe que o biólogo tem por objetivo conhecer e cuidar das mais diversas formas de vida, desde o nascimento até a fase adulta de reprodução e morte. Cada ser vivo precisa de condições para se desenvolver, para deixar uma fase e passar para outra. A independência é a condição de deixar um estágio e mover-se para outro.

Você precisa avaliar o contexto em que as palavras são utilizadas. “Independência ou morte”, por exemplo. Essa frase é o emblema da proclamação da liberdade política e econômica dos brasileiros e consequentemente do espaço geográfico que ocupavam. Aquele grito, dado pelo príncipe que regia o Brasil, vassalo da corte e da nação portuguesa, declarava que o povo estava pronto para lutar pela independência a ponto até mesmo de morrer. Agora se uma criança de 2 anos soltar-se da mão de sua mãe ou de seu pai em uma avenida movimentada gritando “independência ou morte” certamente o sentido terá outra implicação. A independência de alguns compromissos, de fato só acontecem se quem deseja a liberdade, a independência, tem condições para encarar até mesmo a morte. Essa é a história dos povos.

A liberdade vem junto com responsabilidade.7 A liberdade exige desistir das condições da dependência, enfim a morte para essa situação. Nenhum ser vivo pode desenvolve-se plenamente se não deixar a infância, e encarar a nova fase de maturidade.8 Sem isso a vida morre.

O erro, o mal, contaminou o desenvolvimento humano. Para cada bem conhecido surgem outras versões para o mal. O mal cresce e rouba a dignidade, o valor do ser humano. Então o próprio Criador interferiu nessa condição humana. Através de seu filho, Cristo Jesus proclamou “independência” do pecar ou a “morte” física e na relação com Ele. Por isso reagiu a morte do Filho ressuscitando-o dentre os mortos e estendendo essa condição a cada ser humano que se volta para Ele em arrependimento e fé.

Independência e liberdade dados por Deus Pai é para você viver realizando com dignidade, amor, justiça e santidade o propósito humano aqui e na eternidade.9

Esta mensagem responde à pergunta: Qual independência e liberdade lhe trarão realização divina na terra?

Tarefa para Hoje: A independência e liberdade divinas servem a propósitos para viver aqui e agora na presença de Deus Pai com alegria, paz e justiça.


Notas

¹ 7 Gálatas 5:13 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galacia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.

² 1 Coríntios 13:11 “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

³ 9 Romanos 8:21 “Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.”