share on:

26 de Novembro de 2019

Você já foi hospedado na casa de alguém que gostava muito? E como foi aquela experiência? Como esse acontecimento repercutiu no seu mundo interior? Uma das experiências mais difíceis, importantes e maravilhosas na minha vida, foi aceitar a hospitalidade de um amigo querido. Eu desejava pernoitar em sua casa, mas ficava constrangido, pois o casal cedia seu próprio quarto e os filhos dormiam na sala. Mas aquela hospitalidade curou uma ferida de rejeição em minha vida quando comecei a aceitá-la. O orgulho foi empurrado para outro canto da vida, mas aquele espaço permitiu que a gratidão, a alegria se instalassem sem vergonha. Não sei se você tinha os mesmos problemas que eu, mas desejo que suas experiências em hospitalidade na casa de pessoas queridas contribuam para sarar alguns cantos da sua mente. De sua história.

Um patriarca bíblico hospedou estrangeiros e depois descobriu que na verdade, eram anjos de Deus.2 Jesus contou a respeito de um estrangeiro que socorreu alguém ferido em um assalto entregando-o aos cuidados de uma hospedaria.3 Naqueles dias, era comum as hospedarias atuarem também como postos hospitalares.

Os hoteleiros são os herdeiros dessa grande expressão de respeito e cuidado com o viajante. Hoje, mais de 700 milhões de pessoas passam por hotéis e hospedarias. Deus mesmo, em sua Palavra, a Bíblia, ensina o Seu povo, desde a antiguidade o valor da hospitalidade para a expressão da fé Nele. Eu sei que centenas de pessoas hospedam amigos e parentes quando a calamidade pública constata que centenas de pessoas perderam a moradia pelos mais diversos motivos. No entanto hospedar é um grande desafio para a privacidade dos donos da casa. Por isso quem é hospedado também precisa reconhecer o favor com gratidão e alegria ao invés de pensar que os outros tem obrigação de atende-lo. O que você pensa a respeito? Já hospedou alguém. A experiência foi boa ou desagradável?

Vamos, exercite sua capacidade de hospedar, mesmo na sua simplicidade, as pessoas em viajam e passem por perto de sua vida. Faça disso também uma expressão do seu amor e obediência ao Senhor Jesus. Assim também se expressa sua vida cristã!

Resposta a pergunta: O que você sabe sobre a sua hospitalidade na vida cristã?

Tarefa para hoje: Estabeleça o seu critério para a prática da hospitalidade pois não é um desafio pequeno para a expressão de sua espiritualidade cristã.

1 Segundo o Locutor Antônio Cezar em Datas Comemorativas e seus porquês): http://datas.blog/26-de-novembro/ 2 Hebreus 13:2 “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber hospedaram anjos” . Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do no ano 70 d.C. quando Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos. 3 Lucas 10:25-37 Leia todo o trecho Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.