share on:

06 de Setembro de 2019

Você entende essas palavras?: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas/ De um povo heroico o brado retumbante/ E o sol da liberdade, em raios fúlgidos/ Brilhou no céu da Pátria nesse instante.” Ouça como traduzi para uma ver são mais contemporâneas. Ficou assim: a letra do nosso hino nacional brasileiro: “Vocês ouviram, junto à margem calma do córrego do Ipiranga/ O grito vibrante de um povo heroico./ E a liberdade, como o sol, com raios brilhantes,/ Tornou-se visível no céu da nossa Pátria naquele exato momento.”1

Entendeu melhor? Conhecer os desafios do povo brasileiro vivendo sob o colonialismo da Portugal é compreender profundamente essas palavras. O sol é próprio no hemisfério ocupado pelo Brasil. Ao visitar estátua junto a ponte sobre o riozinho, chamado Ipiranga, você está no local histórico da independência. A luta do nosso povo contra a corrupção da vida nacional precisa ser retirada da cultura. Se você é brasileiro e prestar atenção perceberá que as pontes da corrupção, precisam ser erradicadas do coração de cada um de nós. Sim, nessa luta precisamos ser heróis e não derrotados.

Foi Dom Pedro I quem proclamou a independência do Brasil. Ele era o filho do Rei de Portugal. Agora, quem proclama a independência do coração humano das amarras da corrupção contra Deus e o próximo é Cristo Jesus. A base da cidadania amorosa, santa e alegre está na Pessoa bendita que nos reconcilia com Deus Pai: Cristo Jesus. Você sabe como é a letra do hino que celebra essa independência com a morte e ressurreição do filho do Criador? O hino fala Dele assim: “Digno És de tomar o livro e de abrir os seus selos;/ Porque Foste morto, / E com o Teu sangue compraste para Deus/ Homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;/ E para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes;/ E eles reinarão sobre a terra”2.

É maravilhoso cantar o Hino Nacional Brasileiro com alegria e consciência, muito mais ainda é cantar o Hino do Reino dos Céus agora e na eternidade. É desse privilégio que o seu coração e cidadania precisa.


Esta mensagem responde á pergunta: Você entende as expressões de um o Hino Nacional?

Aplicação para a sua vida: Cantar conscientemente o Hino Nacional de sua pátria revelará sua identidade cidadã seja ela humana mas espiritual.


1 Trecho inicial do Hino Nacional Brasileiro veja, ouça em https://www.vagalume.com.br/hinos/hino-nacional-brasileiro.html
2 Ap 5:9-10 Ibidem