share on:

30 de Janeiro de 2020

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada por um microrganismo, uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. Os sintomas mais conhecidos é a perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. A pessoa se fere, se machuca e não nota porque não dói. As áreas atingidas apodrecem em caem. Hoje já há tratamento, mas antigamente era um flagelo social.

Qualquer doença de pele, na narrativa bíblica, era chamada de lepra. Leprosos viviam fora da cidade. Ao andarem nas cidades deviam anunciar em alta voz: “leproso, leproso” do contrário eram apedrejados e mortos. O leproso estava excluído das celebrações comunitárias. Diante desse quadro dez leprosos clamaram a Jesus: “Mestre tem misericórdia de nós”5. E ao vê-los naquele estado Jesus lhes disse: “Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes”. Ao chegarem diante do sacerdote estavam curados. Nove daqueles homens consideraram coincidência, providencia divina, talvez “sorte”. Mas o fato é que somente um deles voltou à Jesus para adora-lo. Isso foi mais que meramente “agradecer”. Ou dar testemunho no “rádio” ou “tv” daqueles dias. Este único leproso que retornou e adorou a Jesus reconheceu que não foi sorte, nem merecimento, mas Deus agindo. Sua compreensão de Deus ampliou-se e ele buscava comunhão ali prostrado diante de Jesus. O Senhor lhe disse: ”- Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou! ”.

A orientação de Jesus baseava-se na orientação médica dada por Moisés. Essa foi a orientação que Jesus ordenou aos 10 leprosos. Aquele único homem, que voltou para adorar, nem era da religião “certa” mas percebeu pela graça divina a presença e atuação de Deus. Seu relacionamento com Deus estava estabelecido em uma nova percepção. Sua vida agora adquirira um novo significado, por isso estava salvo para Deus ao invés de apenas curado e… perdido.

Ao reconhecer a ação de Divina na sua vida volte a Deus e adore a Cristo Jesus. Não foi a igreja, não foram as campanhas de oração, mas a graça de Cristo Jesus. Adore a Jesus e você também ouvirá: “-Levanta-te e vai, tua fé (em Jesus) te salvou! ”

Esta mensagem responde à pergunta: Dar o testemunho de uma cura é diferente de louvar a Cristo Jesus?
Tarefa para hoje: Procure glorificar a Cristo Jesus como expressão de algum milagre na sua vida.

5 Lucas 17:13b Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.