share on:

27 de Janeiro de 2020

Você já soube do resultado do ENEM? Mesmo que você não tenha feito ou, talvez nunca faça você precisa perceber como os números dessas estatísticas e resultado, indicam não apenas a dificuldade e limitação dos jovens estudantes, mas do povo brasileiro. Esses alunos reprovados desejavam entrar embora não tivessem as condições necessárias. Não podem ser ignorados, esquecidos ou apenas criticados. São nossos jovens.

Dos três milhões e novecentos mil candidatos que compareceram ás provas, apenas 53 candidatos tiraram nota 1.000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019. Cento e quarenta e três mil tiraram nota zero na redação. Os alunos tiraram zero na redação por algumas razões. Alguns deixam a redação em branco. Outros fogem do tema. Houve quem simplesmente copiou o texto motivador da redação. As provas nas áreas de linguagem, matemática, ciências humanas e ciências da natureza exigem um conhecimento amplo dado no ensino médio.

O tema que os candidatos precisaram dissertar na prova foi: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Os aprovados precisaram abordar o problema apresentado, localizando as regiões mais carentes e propor soluções práticas nos vários aspectos da sociedade brasileira.

O desafio que, eu, você e cada brasileiro ou ser humano enfrenta na vida consiste em enumerar as causas, buscar os elementos práticos para a solução e interceder pelos agentes principais na implementação das ações necessárias. Você percebeu que eu utilizei a palavra “interceder”? A oração não consiste em apenas reclamar para Deus, das situações, causas e culpados. Se as diretrizes de Jesus servem de critério na avaliação das crises e sua confiança está nÊle o próprio Deus age1. A oração consiste nas mesmas medidas: identificar as causas do problema. Buscar os elementos práticos das soluções apontadas pelo Espirito de Cristo e unir-se para trabalhar junto com as autoridades para as ações necessárias. Essas são as atitudes envolvidas em orar em “nome de Jesus”. Você tem prontidão cristã para isso? E nem está se preparando? Então comece hoje! Agora!

Esta mensagem responde á pergunta: O que os resultados do ENEM tem a ver com você?
Tarefa para hoje: Pare e faça um exercício simples agora: identifique ao menos um problema e enumere o que causou o problema, verifique as atitudes práticas para a solução e interceda pelos principais agentes, inclusive você para a implementação das ações de correção.

1 João 15:7,8…Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. ” Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.