share on:

19 de Julho de 2019

Torcedor, nos esporte em geral e no futebol em particular, experimenta um fenômeno chamado identificação. Acompanhar a jogada ensaiada ou improvisada a cada instante vai tomando os sentidos do torcedor até que ele permite ser personificado pelos atletas. São os atletas, os jogadores que jogam, que se cansam, ganham fama e dinheiro e você diz: “ Ganhamos! ” ou “Perdemos!”. Isto é identificação. Com quem você se identifica? Um atleta, um músico, um pintor, um político? Quem personifica sua vida, além de você? Alguém com quem você se sente em profunda união? É um fenômeno da natureza humana. Com identificação com os atletas você experimenta o orgulho e a emoção de perceber-se “um” com ele. Eles não conhecem você em particular, mas você identifica-se com cada um ou com cada uma.

No evangelho de Jesus acontece o fenômeno semelhante de identificação, mas de natureza divina pois o pecador identifica-se com Cristo Jesus na cruz e ressurreição. O evangelho narra e descreve a condição do ser humano diante de Deus e como Jesus dribla a rebelião humana, subjuga o egoísmo humano e neutraliza o diabo, domina a morte. O pecador vai se identificando com Ele. É o Espírito Santo de Deus que permite que esse fenômeno da identificação transporte o pecador até a morte e depois na ressurreição dando-lhe certeza de vida com Cristo Jesus. É o Espírito Santo que leva você a identificar-se com Cristo. Nesta identificação você conhecerá a alegria da salvação! Nessa identificação você encontrará descanso para sua alma na comunhão com Deus Pai. Nessa identificação você se percebe membro da família divina com todos os direitos de filiação. Por isso é mencionado na bíblia a expressão “coerdeiro, coerdeira com Cristo Jesus das bênçãos dadas por Deus Pai.

Por isso é que o Espírito Santo de Deus nos leva, mediante a Palavra a esta condição de vibrar com as vitórias espirituais na vida e no mundo com Cristo Jesus. Você identifica-se assim? Esse fenômeno acontece quando você ouve a pregação de Cristo Jesus. A fé que vem pelo ouvir a pregação de Cristo opera pelo Espirito Santo esse fenômeno com natureza divina.


Esta mensagem responde á pergunta: Como acontece o fenômeno da “identificação”?

Aplicação para a sua vida: Para a identificação espiritual com Cristo Jesus é preciso a ação do próprio Espirito de Deus. Então sim acontece a conversão e santificação.


João 16:13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir”. Discípulo de João reporta no Evangelho que escreveu o que Jesus disse a respeito do Espírito Santo.
Romanos 8:11 “E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês”. Apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos em Roma esclarece a ação do Espírito Santo na vida cristã.
I Tessalonicenses 1: 6 “De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo”. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos da Tessalônica ensinando a respeito da volta de Cristo Jesus.