share on:

21 de Março de 2019

Robertinho, quando eu te pegar, vou acabar com a tua raça”. Quando eu era criança e ouvia esse rugido de uma mãe enfurecida ecoando por toda vizinhança, imaginava o que aconteceria se aquele menino fosse apanhado. A mãe não pretendia matar o filho, mas castiga-lo o suficiente para faze-lo mudar de jeito ou “de raça”.

Nenhum ser humano tem a natureza de um papagaio, cachorro, ou anjo. As nossas semelhanças de natureza são maiores do que as nossas diferenças. Observe a forma dos olhos, a cor da pele, o tamanho do crânio ou tipo de cabelo. A diversidade humana tem em comum uma raça criada a imagem e semelhança divina. No entanto, podendo escolher o ser humano optou por afastar-se do Criador. Então aquela raça foi contaminada. Assim o mal entrou , com a morte na natureza, na raça humana.

Deus divide o ser humano em apenas duas raças. Quando Jesus deparou-se com os líderes religiosos que vinham para ouvi-lo a fim de terem do que o acusar dizia: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus?

Jesus referia-se a uma condição íntima que não se devia meramente á prática do mal. Ela é descrita assim: Pode, acaso, o etíope, negro, mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.”. O mal, esta incredulidade, está entranhado como que no DNA da raça humana. Por isso se faz necessária uma transformação divina, tão profunda semelhante a gerar alguém novamente.

Quando o ser humano é reconciliado com Deus através da pessoa e da obra de Cristo Jesus é descrito assim: Vocês, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Conversão é mais que mudar de religião, mas mudança da natureza de rebelião contra Deus para uma natureza de amizade com Deus. É desta mudança que seu coração precisa. Isso é novo nascimento. Isso sim é conversão. É assim que em Cristo Jesus Deus cria uma nova raça com amor por Ele e pelo próximo, seja quem for. Você pertence a raça divina?

 Esta mensagem responde á pergunta: Como compreender essa questão de “raça” mencionada na no evangelho de Cristo Jesus.
 Aplicação para a sua vida: Como Jesus veio não para ser servido por Deus, mas para servi-lo aqui, entre os seres humanos, também o cristão tem a mesma missão.


Mateus 3:7 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Ele foi escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
Mateus 12:34 Ibidem
Jeremias 13:23 Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626ª.C.) testemunhou longamente contra a idolatria do povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia.
1 Pedro 2:9 Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69.