share on:

06 de Outubro de 2019

Você ainda se lembra do último ritual de que participou? Foi casamento, formatura, aniversário, viagem, divórcio ou funeral? Cada um desses rituais tem sua importância para a mente, para a alma humana, sabia? Eles sinalizam o final de uma fase da vida e o início de outra. Dentre essas a mais dolorosa é o funeral. Ele se refere a morte de alguém, um ritual de separação de pessoas queridas.

O funeral, sinaliza o final da existência aqui, agora. O funeral celebra a finitude da vida. Alguns são mais dramáticos pelas circunstâncias em que a morte de deu, pela faixa etária de quem morreu. O funeral é importante porque os participantes enfrentam cara-a-cara a perda, o rompimento, e a morte que permeia toda existência humana.

O funeral sinaliza e conscientiza cada participante de que a morte daquele ente querido é real, definitiva. Constantemente fico admirado com as pessoas que deixam seu trabalho, interrompem sua rotina e vem para o velório e o enterro. Vieram dar seu “adeus” ao ente querido que partiu, seja algum idoso, jovem ou criança. Veio também expressar sua consternação, empatia aos familiares enlutados.

Você já avaliou as razões que apresenta a si quanto precisa decidir se participa ou não de algum funeral? Sua amizade, consideração seja por quem morreu ou pelos familiares é demonstrada nesse momento, nessa decisão.

Cristo Jesus participou em algum momento de funerais ou luto de pessoas significativas. Gente amiga1, filho de gente importante2 e filho de gente simples3. Embora Ele tenha devolvido a vida, cada uma dessas voltou a morrer. No entanto em cada um ficou demonstrado que Ele tem o poder para interromper o curso da morte na existência humana. Quando Ele mesmo morreu o luto foi real até que sua ressurreição se mostrasse com toda a realidade.

Deixo para você hoje esse lembrete da importância da despedida, do luto, do funeral como momento para celebrar a ressurreição, para avaliar o valor de sua própria vida e dos que lhe rodeiam. Exercite valorizar seus relacionamentos até ao fim. Esse é um traço do caráter de Cristo Jesus de estar conosco todos os dias e por toda a eternidade ao que andam, vivem com Ele.


Esta mensagem responde à pergunta: Por qual razão participar de um funeral é importante para o ser humano?

Aplicação para a sua vida: Avalie suas razões para não participar de um funeral de alguém importante para você e tome a decisão necessária?


1 João 11:44 “Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.”
2 Marcos 5:41 E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
3 Lucas 7:14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.