share on:

27 de Outubro de 2020

Nossa, quanta gente falando em nome da bíblia! Mistura-se ditos populares como termos bíblicos e o resultado é muita gente confusa na fé que pensa ser cristã. Você precisa parar de se deixar impressionar com qualquer frase feita e verificar se ela está realmente registrada nas sagradas escrituras.

“Quem com ferro fere com ferro será ferido” está na bíblia ou não? O que você conclui? Então vamos avaliar o que essa frase significa quando você a profere ou quando a escuta. Um dos significados é semelhante a uma sentença de condenação: você será ferido com a mesma arma que utilizou para ferir alguém. Na espiritualidade cristã não há essa expectativa de vingança contra quem feriu você ou você feriu. Claro que o que para uma pessoa é motivo de grande sofrimento, para outro nem faz cócegas.

Agora vamos lembrar que quando o discípulo de Jesus, chamado Pedro, feriu a espada, um dos servos do Grande sacerdote que veio prender Jesus no jardim do Getsêmani ouviu seu mestre dizer: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”19 O que isso significa: Jesus declara que toda pessoa que se utiliza da espada para resolver seus conflitos existenciais precisará utiliza-los até o final da vida.

Jesus mesmo, diante da reação do seu discípulo Pedro, disse: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão . Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? 20 Note como Jesus deixa o julgamento final para o próprio Deus, embora pudesse reagir de outro modo.

Em outro momento Jesus mesmo revelou: Com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. 21 Então sim, o critério que você utiliza para condenar outros, como uma espada, será utilizado contra você. Então entregue a Cristo o verdadeiro caráter para julgar, ferir ou perdoar quem quer que seja. Você pode se preparar para isso seguindo a Cristo Jesus. Você quer?


Esta mensagem responde à pergunta: O que pode significar aquele ditado popular que diz: Quem com ferro fere com ferro será ferido

Tarefa para Hoje: Consciente de que você será julgado com o mesmo critério com que julga outros você precisa aferir seus valores pelos critério de Cristo Jesus: amor a Deus, humildade e santidade


Notas

¹ 19 Mateus 26:51,52 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

² 20 Mateus 26:52-54 Ibidem

³ 21 Mateus 7:1-2 Ibidem