Compartilhe em:

16 de Março de 2019

O que você sabe a respeito de exploração sexual? “Exploração sexual são as práticas sexuais pelas quais alguém obtém lucros”. Ocorre principalmente como consequência da pobreza e violência doméstica, que faz jovens, crianças e adolescentes fugirem de seus lares e se refugiarem em locais que exploram sua sexualidade em troca de moradia. Isso acontece nas redes de prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual.

Apesar de existirem leis que proíbam a indução de pessoas à prostituição com pena de até cinco anos de reclusão, tal prática cresce consideravelmente a cada ano aumentando o mercado e diminuindo as chances dos que são explorados se desenvolvam normalmente em questões morais, psicológicas e ainda intelectuais, pois os estudos e conhecimentos gerais lhes são negados.

O carnaval, no Brasil não é apenas uma festa popular, mas também acaba servindo ao turismo sexual. A exploração sexual de pessoas de um determinado local sofrida por visitantes de outras cidades, estados e países, é uma prática crescente.

É claro que isso não é novo. As leis já existem para inibir esse tipo de exploração no entanto você, eu precisamos atuar, na medida das possibilidades para dar ás vítimas de exploração sexual outras oportunidade e condições para mudar de vida. Essa não é uma tarefa fácil para apenas uma pessoa, no entanto uma rede de amigos e conhecidos pode fornecer as condições necessárias. Os que estão envolvidos como vítimas precisam de ajuda para sair e na outra ponta contribuir para prevenir esse caminho para aqueles e aquelas que ainda não entraram. Essa ajuda exige um relacionamento mais próximo, pessoal e não apenas institucional.

Você não é responsável em todas as situações que existem na sua localidade. Se, no entanto, você tiver contato com uma vítima da exploração sexual, não é esta uma oportunidade dada pelo próprio Deus para você participar na ajuda a essa vida? Sim é mais fácil criticar de todas as formas e justificar-se. No entanto a fé nesse Deus e Pai revelado por Cristo Jesus consiste em fazer o bem envolvendo sua vida e não apenas o seu bolso nos desafios á volta de cada cristão. O que o Espirito do Senhor Jesus lhe diz agora?


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: Qual é o desafio da exploração sexual?
Aplicação para a sua vida: Pare e perceba a extensão desse problema social e moral. Pergunte a Deus Pai onde e como você pode participar da solução para uma vida.


1 João 3:16 “Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 17 Se alguém possuir recursos materiais e, observando seu irmão passando necessidade, não se compadecer dele, como é possível permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade.“ Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Asia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes,confortar e firmar todos no andar verdadeiro.
Mateus 25:40 ”E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.