share on:

29 de Agosto de 2019

Alguém diz: “O fumo faz mal.” Mas outro responde: “Ele me faz sentir bem”. Os pais dizem: “Não faça isso, não dá certo”. Os filhos respondem; “… mas eu fiz e não aconteceu nada”.

Pessoas saltam de prédios e não morrem, porque usam recursos especiais Mas se a experiência de saltar de prédios for feita sem a devida proteção a pessoa morre. Então você precisa avaliar se toma suas decisões orientando-se pelas circunstancias á sua volta, suas experiências ou avalia cada situação sob a orientação, iluminada pelas promessas e revelações divinas?

É decisivamente fatal quando alguém usa as próprias experiência para dar validade ao que Deus revelou em Sua Palavra, a bíblia. Na verdade está no escuro, toma decisões sem perceber a real dimensão da realidade. Só quando tropeçar em algum objeto é que perceberá que não está enxergando. Ainda assim poderá dizer que está sem sorte ou que Deus pesa a mão sobre a vida. Por isso Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”6.

Você se guia pelas experiências humanas ou pelas promessas divinas? Seguir a Jesus é diferente de orientar-se pelas experiências pessoais. A fé é a capacidade de agir apoiado no que Deus diz, pensa e realiza. Sim um Deus pessoal e não no que sentimos, no que queremos ou pensamos.

Alguns discípulos, do primeiro século, deixavam-se impressionar pelas pregações apostólicas mas agiam assim: “Em comparação com os ouvintes da cidade de os de Tessalônica, eram mais nobres porque receberam a palavra com toda atenção mas examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim 7. Viu? Estudavam e não apenas ouviam.

A prática de abrir a bíblia em qualquer lugar para receber orientação divina é a típica atitude de uma consciência desonesta para consigo e com Deus. Isto gera uma religião enganosamente cristianizada porque usa a bíblia de maneira indevida. Ler a bíblia implica em estuda-la á luz da pessoa , da obra de Cristo Jesus e não meramente orientando-se somente pelas suas próprias experiências. Você está pronto para esse estudo? Procure e fale conosco.


Esta mensagem responde á pergunta: Quais são algumas diferenças entre orientar-se pelas Experiências Humanas e pelas Promessas Divinas?

Aplicação para a sua vida: Experimente começar pelo Evangelho de Marcos e depois pelo Evangelho de João. Entre em contato com a umbet.org.br e solicita os comentários bíblicos de estudos e gratuitamente lhe serão enviados.


6 João 8:12 Apóstolo João escreveu (entre 69 e 90 d.C.) demonstrando que Jesus é Deus encarnado. Crer nEle é conhecer a Deus Pai.
7 Atos 17:11 Descrição dos primeiros anos da Igreja Cristã conhecida com Atos dos Apóstolos. Descrito pelo evangelista e médico Lucas cerca de 62 d.C.