share on:

24 de Janeiro de 2020

Como é que você está lidando com as mudanças dos costumes? Cresce o número de pessoas que não se casam com toda a pompa e circunstância. Meu neto de 21 anos comunicou que ia morar sozinho, ou melhor com uma amiga. Então eu e os mais velhos da família chamamos aquilo de casamento e a amiga de esposa. Mas esses títulos, para eles, não tem a importância que tinham a 50 anos atrás. É certo que muita gente continua a se casar e também a se divorciar com uma rapidez surpreendente.

Quando, no Brasil foi instituído o casamento civil, isto é o estado e não apenas a igreja, oficializando esse relacionamento humano sofreu ajustes. Então o reconhecimento da união não era dado apenas pela religião oficial, mas também pelo governo brasileiro que passou a ser laico, isto é, sem uma religião oficial.

Os jovens de hoje, se tiverem filhos, podem estar isentos de bancar a festa de casamento, que talvez nem aconteça. A união estável é reconhecida, mas os participantes ainda são considerados “solteiros” sabia? Novas designações para os participantes da família podem ser criados. Por onde você, seus filhos, seus netos se orientarão? A tradição àquela altura da vida já terá novos conceitos. Na narrativa bíblica o apostolo Paulo no primeiro século já identificou como líderes, dentro da própria igreja cristã primitiva proibiam o casamento e alimentos que Deus Pai criara para a alimentação do ser humano. 9

Esse é apenas um exemplo superficial das mudanças nos valores, costumes sociais em cada cultura ao redor do mundo. Por isso a espiritualidade cristã não resume o pecado ou o pecar em costumes culturais, mas aponta o caráter divino da criação, mesmo depois que o pecado contaminou a natureza do ser humano. Por isso a fé cristã é traduzida em cada cultura em valores eternos motivados pelo amor a Deus e á dignidade de cada ser humano, independente da raça e, cor.

Por quais valores você orienta sua vida hoje? Valores meramente culturais, humanos ou aqueles revelados por Deus através da fé de Cristo Jesus? Refiro-me não a instituições cristãs, mas a pessoa bendita de Cristo Jesus.

Esta mensagem responde á pergunta: Se a cultura muda rapidamente por qual critério é necessário estipular valores morais, éticos dentro da própria cultura?
Tarefa para hoje: A sua vivência da sua espiritualidade cristã dentro da cultura onde cresceu tem um efeito curador, restaurador da cultura pela sua fé no Senhor Jesus Cristo.

9 1 Timóteo 4:1-5 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.