share on:

28 de Abril de 2020

Você tem sogra? Já teve? Ou será que você é uma sogra? Você já ouviu falar da sogra mais conhecida mencionada da bíblia? Chamava-se Noemi. Saiu de sua terra com marido e dois filhos. Foi para terra estrangeira em busca de melhor oportunidade de vida. Lá o marido morreu, mas os dois filhos se casaram. No entanto dez anos depois os filhos morreram também. Então se viu sozinha em uma terra como estrangeira e com duas noras. Tomou a decisão de liberar as duas noras de qualquer compromisso com ela para que voltassem para as próprias famílias enquanto ela mesma voltava para sua terra, Israel.

O que a tornou conhecida foi a nora que insistiu a continuar com ela, mantendo o vínculo familiar a ponto de acompanha-la na volta para Israel. Então os capítulos que esta história construiu mostrou o novo casamento daquela nora sob os conselhos da sogra. O final foi feliz e isso anima muita gente que precisa tomar decisões com noras e com sogras.

É preciso encarar o fato de uma nora e uma sogra terem culturas familiares diferentes. São de gerações diferentes. Quando tem nacionalidades diferentes então, os desafios para uma convivência não são poucos. Sem a presença do filho de uma e do marido da outra não é possível imaginar o esforço que cada uma precisa fazer para se entender e conviver com a outra até novo casamento da mais nova.

Nessa narrativa bíblica, não há qualquer interferência ou menção da ação de Deus sobre cada um dos personagens.14 Por isso não se trata de algum manual ou guia para noras e sogras seguirem. Apenas demonstra que o caráter humano possibilita certa harmonia familiar para os que desejam.

As piadas caricatas do relacionamento de noras e sogras criam em cada um de nós pré-conceitos que dificultam um relacionamento desafiador. Noras e sogras podem construir um relacionamento harmonioso vencendo cada obstáculo com uma mutua consciência da realidade familiar15. Leia esse relato bíblico. Permita conhecer essa revelação divina tão particular. Deixe-se abençoar pelo Deus e Pai de Cristo Jesus de quem essas duas mulheres foram parentes distantes.

Esta mensagem responde à pergunta: O que você pode aprender com aquela sogra e nora mencionadas na bíblia no livro de Ester?

Tarefa para Hoje: Alimente seus conceitos de “sogra e nora” também pelos relatos bíblicos.

14 Rute: O Livro de Rute não revela especificamente o nome do seu autor. A tradição é que esse livro foi escrito pelo profeta Samuel. Não sabemos exatamente quando o Livro de Rute foi escrito. No entanto, a visão predominante é uma data entre 1011 e 931 AC.O amor e a dedicação de Rute à sua sogra, Noemi, são o tema deste livro. 15 Tito 2:3-5 “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.