share on:

19 de Março de 2020

Você já notou como é difícil manter o equilíbrio? Talvez por isso uma das atrações mais chamativas são aquelas que exigem equilíbrio do ser humano! Aquela pessoa que anda de um lado para o outro em cima de uma corda fina, com muito cuidado para não pender para extremos e cair.

O primeiro e o último versículo do capítulo 18 do livro de Provérbios8 ajustam o difícil equilíbrio na questão do relacionamento com os outros. O primeiro versículo diz: “Quem não gosta de estar na companhia dos outros, só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos”. O último versículo do mesmo capítulo equilibra a balança ao dizer: “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há um amigo mais chegado do que um irmão”.

Diariamente você tem a oportunidade de verificar como vive esses dois possíveis desvios da verdadeira comunhão. Se você está indo à igreja, mas não tem se aberto para o convívio, para a comunhão com os irmãos, o texto de Provérbios deixa claro que você só está interessado em si. Significa que você perdeu o equilíbrio, ou seja, caiu no extremo chamado egocentrismo.

Mas existe também um outro extremo, também prejudicial, chamado superficialidade. Se você participa de todos os trabalhos e atividades religiosos ou mesmo sociais, tem contato com todos, mas não tem tempo para ninguém, principalmente para alguns que você deveria ouvir, cuidado! Esta correria pode estar escondendo a dificuldade em estabelecer relacionamentos profundos e verdadeiros. Esta atitude é que cria o teatro dentro e fora da comunidade cristã.

“… há um amigo mais chegado do que um irmão9” é uma verdade da prática de vida quem nem a rede social satisfaz. A maneira de se obter o equilíbrio começa com um sincero relacionamento íntimo com Deus.

Quando o relacionamento com Deus é verdadeiro, você tem condições de desenvolver o equilíbrio necessário para se relacionar com os outros, com você sem os extremos do egocentrismo ou da superficialidade. Não se deixe enganar pelo contato somente através das redes sociais. Mantenha o contato pessoal e desenvolva um equilíbrio saudável. Então esse seu dia-a-dia será bom!

Esta mensagem responde à pergunta: Quais elementos nos dão equilíbrio na relacionamento humano?

Tarefa para Hoje: Localize-se! Em qual dos dois extremos você cai?

8 Provérbios Escrito por volta do século X e século VII a.C. (composto aproximadamente 700 A.C.) conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento. 9 Provérbio 18: 24 „Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão“.