share on:

14 de Outubro de 2020

Pare, pare, agora mesmo de criticar as queimadas ao redor do mundo. Isso é muito fácil. Agora verifique como você tem atuado junto ás pessoas á sua volta como alguém que educa o próximo a cuidar do ambiente. Ahhh, isso é um desafio e tanto. Não se trata de apenas criticar quem joga lixo no terreno baldio, ou papel na rua, mas com atitudes lidar com o lixo que encontra nos terrenos baldios e o papel jogado na rua. Sim eu sei que na sua taxa de IPTU[1] você paga uma taxa mensal para o recolhimento do lixo.  Aqui está a consciência de educar os outros a respeitarem a limpeza pública dando exemplo. Isso exige tanto uma ação consciente, realista e não estereotipada, caricata.

A Educação Ambiental é um processo que visa “formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de participação e engajamento que lhe permita trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam”.   Restos de construções na calçada de sua casa. Carros abandonados em via pública e tantos outros exemplos que entopem os bueiros, contaminam os córregos que cruzam o seu bairro. O que isso tem a ver com a sua espiritualidade cristã? Tem muito. Desde o inicio da criação registrada na narrativa bíblica Deus ordenou ao ser humano cuidar desse jardim que é o planeta.

Cuidar é diferente de “adorar” o meio ambiente. Assim Jesus não hesitou em amaldiçoar uma figueira  para ilustrar  a esterilidade do seu próprio povo para com Deus Pai. [2] Você tem consciência de sua atuação como alguém que contribui para a educação ambiental? A limpeza, a ordem dentro de suas possibilidades, são também expressões de sua espiritualidade cristã. Claro que até pagãos podem exercer a cidadania assim. No entanto a espiritualidade cristã atesta como a própria criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus em uma atuação de recuperação ainda que limitada[3] deste jardim planetário.  Vamos participe na educação ambiental segundo a fé que Cristo Jesus lhe dá.


Esta mensagem responde à pergunta: O que a Educação ambiental tem a ver sua espiritualidade cristã?

Tarefa para Hoje: Pare de limitar sua espiritualidade cristã a esfera religiosa e permita que ela se expresse em cada área da sua vida como sinal do amor que Cristo Jesus inspira pelo que Deus Pai criou.


Notas

¹ [8] Imposto Predial e Territorial Urbano pago anualmente das moradias existentes em cada município brasileiro.

² [9] Mateus 21:18-22,-19 “E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.”  Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

³ [10] Romanos 8:19-23 “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.  Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo