share on:

11 de Junho de 2019

O que passa pela sua mente quando ouve a palavra: sanitário. Sanitário tem a ver com higiene, com saúde não apenas pessoal, mas a saúde pública. Manter seu corpo, sua cama, seu quarto, sala cozinha, banheiro, sua casa enfim, limpos, é uma medida básica para evitar doenças.

A educação sanitária inclui ações de cuidados com a alimentação, os devidos cuidados com pessoas doentes. Não tomar as vacinas corretamente faz retornar doenças que já havia sido eliminadas da saúde pública. Da educação infantil até a educação superior dá a cada pessoal a compreensão dos cuidados sanitários. No entanto a higiene não é levada a sério quando se descarta o lixo em qualquer terreno baldio, nos córregos e atitudes similares. A educação sanitária exige mudanças no seu modo de pensar, depois no seu modo de agir, até tornar-se um hábito novo e integre sua
própria cultura.

Convido você a avaliar o quanto sua religião, sua fé e prática espiritual inspira sua educação sanitária? Ou será que a divindade que protege sua vida, seu plano não inclui qualquer orientação sanitária? O seu corpo
precisa receber cuidados indicados pelo ser sobrenatural que lhe dá orientação. Ainda que você não conte com qualquer diretriz sobrenatural, precisa de educação sanitária para manter sua saúde física, mental e publica, certo?

A relação divina, registrada na bíblica aponta o corpo humano como o templo do Espírito do próprio Deus. Trata-se do cuidado divino pela saúde integral do ser humano e não apenas espiritual quando revela:19 “vocês não sabem que o seu corpo é o templo do Espirito Santo? Ele habita em vocês, enviado da parte de Deus Pai. Vocês não pertencem apenas a si mesmos. A vida de cada um foi comprada por um preço altíssimo. Deem glória a Deus pelo modo como cuidam da higiene e saúde tanto do corpo quanto do espirito, essas duas dimensões da natureza humana pertencem a Deus, são presente divinos.”

Se políticas públicas de educação sanitária querem construir a nação com população saudável, muito mais nosso Pai do Céu busca esse objetivo pela fé de Cristo Jesus nos que O amam. Você está pronto para mudar assim?


Esta mensagem responde á pergunta: Qual é a relação da educação sanitária com a espiritualidade?

Aplicação para a sua vida: Avalie quais elementos da sua educação sanitária é transformada pela sua espiritualidade.


1 Coríntios 6:19,20 Paráfrase do autor. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário,incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.